Arquivo do Arquivo Histórico-Social, 1980-1990
[Voltar para Versão Formatada]
Breve Descrição: Esta colecção contém uma pasta com registos de entrada dos livros, publicações e manuscritos oferecidos por antigos militantes sociais ao AHS; dois catálogos de monografias e de publicações periódicas, publicados pelo C.E.L e  inventário da documentação AHA instalada na BNP N61. Associada a esta colecção encontram-se dois videos realizados por ocasião da exposição "100 anos de Anarquismo em Portugal, 1887-1987" do qual foi publicado um catálogo.
Custódia:
Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA
Universidade de Évora
Colégio Espírito Santo, Gab. 273
Évora, PT 7000
Email: peg [at] uevora.pt
Código da Série: A/F91
Criado por: Centro de Estudos Libertários (1976-...), Freire, João (1942-), Lousada, Maria Alexandra, Santana, Emídio (4 de Julho de 1906 — 16 de Outubro de 1988)
Volume: 0.3 Metros lineares
Adquirido: Documentação inicial recolhida sobretudo por Emídio Santana e outros militantes do antigo movimento sindicalista e libertário, e posteriormente enriquecida por doações de outros militantes ou suas famílias e a entrega dos fundos documentais da revista “A Ideia”, da Editora Sementeira e pessoais de João Freire.
Organização: Os documentos avulsos encontram-se ordenados por processo e instalados em dossiês existentes na BNP associados ao núcleo 61 dos reservados (BNP N61). Foram digitalizados os dois catálogos de monografias e publicações períodicas, o inventário do arquivo AHS e os documentários originalmente registados em video (formato BETA).
Nota Biográfica de Centro de Estudos Libertários (1976-...): O Centro de Estudos Libertários (CEL) foi criado em Lisboa no final da década de 70 por Emídio Santana e outros militantes anarco-sindicalistas e libertários com esse fim. Retomou a publicação do jornal “A Batalha”, desenvolveu actividades culturais e de debate sócio-político, e criou o Arquivo Histórico Social (AHS).
Restrições de Acesso: Acesso aos documentos não impressos pode ser restrito. Os catálogos e o inventário em papel encontram-se disponíveis para a consulta no local (BNP) e podem ser livremente descarregados neste espaço.
Índice de Assuntos
Anarquismo - História
Catálogos
Inventários
Memórias
Línguas Usadas nos Documentos
Português
Direitos de Propriedade: Uso livre para fins não comerciais e sujeito às normas definidas pela Biblioteca Nacional de Portugal e a legislação em vigor aplicável.
Notas sobre o Acesso: Esta série pode ter restrições parciais de acesso físico.
Notas Técnicas: Esta série pode ter restrições parciais de acesso técnico