Título: Federação da Construção Civil (espólio), 1914-1932


Organização
A documentação proveniente das organizações sindicais da construção civil foi reunida no Núcleo Construção Civil e instalada em duas caixas (ver Inventário A.H.S., 1992).
A caixa 68 contém 2 livros de atas, 1 livro de presença manuscrito, 1 livro de contas manuscrito.
A caixa 69 contém 125 pastas com documentos manuscritos e dactiloscritos (correspondencia, etc); 3 conjuntos de documentos administrativos manuscritos (propostasde sócios e folhas de quotização); 1 cartão de fiscal e 1 conjunto de impressos de participação sobre horários; 1 conjunto de impressos administrativos; 9 espécies de impressos (de propaganda, informação, etc.) e 1 fragmento de A Voz do Construtor; 1 conjunto de papel timbrado da Construção Civil de Belém; 1 maço de envelopes; 1 maço de cadernetas de sócio; 1 livro impresso de cobrança.
Abstract
Coleção de documentos pertencentes ao espólio da Federação da Construção Civil, que integra o Arquivo Histórico-Social. Reune documentação sobrevivente a sucessivas vagas repressivas proveniente da Associação de Classe da Construção Civil de Belém (livros de atas, contabilidade, relações de sócios, etc.), do Sindicato Único dos Operários da Indústria da Construção Civil de Lisboa e da Federação Nacional da Construção Civil - secção Federal de Propaganda do Norte (actas).
História Administrativa/Biográfica
A Federação da Construção Civil foi um dos principais bastiões da orientação anarco-sindicalista no seio da União Operária Nacional (UON) e posteriormente da Confederação Geral do Trabalho (CGT), aderida à Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT).
A Associação de Classe dos Operários da Construção Civil de Belém é um bom exemplo de precoce sindicalismo de indústria, integrando já os vários ofícios aí existentes (pedreiros, carpinteiros, serralheiros, canteiros, pintores, etc.).
Author: João Freire, 2012