Colecção fotográfica do Arquivo Histórico Social, 1910-1985
[Voltar para Versão Formatada]
Breve Descrição:

Esta colecção foi descrita originalmente no Catálogo do Arquivo Histórico-Social (1991) na "Secção Fotos" (p.51) e reune imagens e fotografias, quase sempre sem indicação da sua proveniência. Compreende (caixa 117) fotografias e imagens impressas (19) de anarquistas estrangeiros provenientes da revista Sementeira; retratos de militantes do Porto (32), de Setúbal (27) e de outros locais (40); fotografias de grupos (44), de reportagens (7). Nessa caixa encontram-se também fotografias a P&B de sedes de sindicatos (99 sobre papel e 30 negativos) tiradas por J Freire no início dos anos '80 bem como 36 fotos e 30 negativos de reproduções de títulos de imprensa libertária.

Reuniu-se também nesta colecção as reproduções de fotografias (51) que integraram a exposição "100 anos de anarquismo em Portugal" (1987) (caixa 118).

A caixa 127 contém uma foto de pescadores de Setúbal e 1 reprodução.

Custódia:
Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA
Universidade de Évora
Colégio Espírito Santo, Gab. 273
Évora, PT 7000
Email: peg [at] uevora.pt
Código da Série: M/Fot/001
Criado por: Centro de Estudos Libertários (1976-...), Freire, João (1942-), Santana, Emídio (4 de Julho de 1906 — 16 de Outubro de 1988)
Volume: 3.0 Caixas
Adquirido: 00/00/1990. Não foram realizadas adições posteriores a esta colecção
Organização: A colecção, originalmente designada por "secção fotos", encontra-se instalada nas caixas 117, 118 e 127 e foi apenas objecto de uma pré-organização temática.
Nota Biográfica de Centro de Estudos Libertários (1976-...): O Centro de Estudos Libertários (CEL) foi criado em Lisboa no final da década de 70 por Emídio Santana e outros militantes anarco-sindicalistas e libertários com esse fim. Retomou a publicação do jornal “A Batalha”, desenvolveu actividades culturais e de debate sócio-político, e criou o Arquivo Histórico Social (AHS).
Restrições de Acesso: Esta colecção não tem restrições gerais de acesso.
Índice de Assuntos
Fotografia
Militantes - biografia
Reprodução Fotografica
Retrato
Tipos de Documentos
Militantes - relações entre
Línguas Usadas nos Documentos
Português
Direitos de Propriedade: Uso livre para fins não comerciais e sujeito às normas definidas pela Biblioteca Nacional de Portugal e a legislação em vigor aplicável.
Notas sobre o Acesso: A natureza dos materiais pode impôr limitações ao acesso físico destas espécies.
Notas Técnicas: Podem existir restrições técnicas de acesso, em especial para os negativos em vidro ou em película.
Acquisition Notes: Centro de Estudos Libertários  Depósito; doação.
Other Formats: Poderá haver na "secção fotos" imagens que não foram digitalizadas. For more information please see http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/projecto/AHS_JPG/M_Museu/01%20Fotografia/.