Log In | Contact Us | View Cart (0 items)
Browse: Collections Digital Content Subjects Creators Record Groups

Confederação Geral do Trabalho (espólio)

Visão Geral

Resumo

Âmbito e Conteúdo

Nota Histórica

Informação Administrativa

Descrição Detalhada

Conselho Confederal

A Batalha

Administração e contabilidade

Propaganda

Relações externas

Vangarda Operária

Objectos Pessoais e Museais.



Contact us about this collection

Confederação Geral do Trabalho (espólio), 1919-1966 | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Por Paulo Guimarães

Printer-friendly Impressão | Email Us Contacte-nos sobre esta colecção

Visão geral da colecção ou fundo

Título: Confederação Geral do Trabalho (espólio), 1919-1966Adicionar ao Seleccionador de Documentos.View associated digital content.

Datas Predominantes:1921-1934

ID: F/CGT/

Entidade produtora: Confederação Geral do Trabalho (1919-1966)

Dimensão: 5.0 Caixas

Organização: Esta documentação foi agrupada no arranjo efectuado em 1982 no "Núcleo C.G.T e outros organismos sindicais" do A.H.S. (BNP N61). Neste arquivo digital, este núcleo foi reorganizado de acordo com a sua proveniência. Manteve-se, porém, o arranjo anterior da documentação na sua forma física depositada na BNP (N61).

Data de incorporação: 01/01/1982

Línguas: French, Italian, Spanish;Castilian, Português

Resumo

A C.G.T. foi constituída em 1919 na sequência das decisões emanadas do 2º Congresso Operário Nacional que decorreu em Coimbra entre 10 e 13 de Setembro desse ano. Nessa ocasião foi extinta a União Operária Nacional e criado um "agrupamento, sob base federativa autónoma, de todos os trabalhadores assalariados do país, para a defesa dos seus interesses económicos, sociais e profissionais, pela elevação constante da sua condição moral, material e física" .

Este fundo é constituído por correspondência, livros de actas, circulares, panfletos e documentos administrativos que sobreviveram à repressão policial e que se encontravam na posse de antigos militantes. Estes documentos ocupam cinco caixas de arquivo.

Âmbito e conteúdo

A colecção compõe-se de  uma vasta documentação arquivística, manuscrita e dactilógrafa (e alguns impressos), incluindo actas, relatórios, correspondência (também internacional), listas, documentos de debate interno, imprensa, panfletos, contas, etc. do Comité Confederal da CGT das décadas de 20, 30, 40 e 50, maioritariamente na situação de clandestinidade.

Este fundo do A.H.S. compreende 11 pastas com actas do Conselho Confederal (C.C.) da C.G.T. (caixa 60), relatórios enviados ao C.C., correspondência recebida e expedida de e para vários organismos confederais (sindicatos) e militantes  pelo C.C., credenciais, circulates, panfletos, boletins e documentação administrativa (contabilidade, endereços, etc).

 

No inventário AHS (1982), a coleção "CGT e outros organismos sindicais" compreende 5 caixa(s).

A caixa 60 contém actas da CGT (11 pastas); 2 documentos (actas) de outros organismos; 1 livro de actas da UGT-RN; 1 livro copiador de correspondência da CEC/FOL.

A caixa 61 contém 116 documentos manuscritos e dactiloscritos sobre a actividade interna (relatórios, posições, informações, etc.).

A caixa 62 que contém 387 cartas trocadas com a CGT, etc

A caixa 63 contém 6 documentos sobre unificação operária; 4 cartas de Perfeito de Carvalho à CGT; 1 maço de documentos da CIS; 3 maços de endereços; 1 maço com 27 documentos relativos á imprensa; 1 maço com 11 documentos administrativos (contas); 3 livros de recibos da CGT

A caixa 64 contèm: 87 panfletos e circulares, etc. impressos; 6 documentos administrativos impressos; 11 peças iconográficas (fotos, etc); 4 boletins impressos; 1 caderno de recortes; 1 pasta de relação de organismos sindicais e outras fotocópias; 1 livro Os IWW (reproduzido em fotocópias)

Nota Histórica

A Confederação Geral do Trabalho (CGT) foi uma confederação de sindicatos portugueses criada a 13 de Setembro de 1919, seguindo os princípios do anarco-sindicalismo, em substituição da União Operária Nacional. A CGT chegou a dispôr de um jornal diário, A Batalha.A CGT terá chegado a organizar cerca de 90 mil trabalhadores de todos os sectores de actividade profissional e económica, sendo a central única dos assalariados portugueses e dispondo de um jornal diário (“A Batalha”) mas, a partir de 1922, começou a ser seriamente afectada pela acção dos militantes comunistas (bolchevistas) que propugnavam outra orientação. A CGT inscreve-se numa fase de declínio da influência anarco-sindicalista no movimento operário português, que ocorre na fase final da República e, sobretudo, no período da Ditadura Militar e do Estado Novo.História da C.G.T.

Informação administrativa

Restrições de comunicação: A informação contida nos documentos que compõe este fundo não tem restrições específicas de acesso.

Restrições de comunicação: A reprodução do seu conteúdo deve referir a sua proveniência e poderá estar limitada pela política adoptada pela instituição detentora dos documentos que o compõem.

Nota de restrições sobre o acesso físico: Este fundo não tem restrições físicas de acesso.

Nota técnica sobre o acesso: Este fundo não tem restrições técnicas de acesso.

Fonte de aquisição: Centro de Estudos Libertários

Método de aquisição: Este conjunto documental foi depositado na BNP como parte integrante do AHS

Nota sobre originais/cópias: For more information please see http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/projecto/AHS_JPG/F_Organizacoes/F06_Confederacao_Geral_do_Trabalho/.


Listagem de conteúdos de caixas e pastas


Listagem por Sub-fundo:

[Sub-fundo CC: Conselho Confederal, 1919-1945],
[Sub-fundo BA: A Batalha, 1920-1950],
[Sub-fundo AC: Administração e contabilidade, 1934-1949],
[Sub-fundo PR: Propaganda, 1920-1950],
[Sub-fundo RE: Relações externas, 1920-1950],
[Sub-fundo VO: Vangarda Operária, 1930-1940],
[Sub-fundo OBM: Objectos Pessoais e Museais.],
[All]

Sub-fundo AC: Administração e contabilidade, 1934-1949Adicionar ao Seleccionador de Documentos.View associated digital content.
Documentos vários compilados por Adriano Botelho que nos dão conta do movimento financeiro da C.G.T. e do jornal A Batalha no período de clandestinidade.



Page Generated in: 0.271 seconds (using 449 queries).
Using 11304336B of memory. (Peak of 11712904B.)

Powered by Archon Version 3.12
Copyright ©2010 The University of Illinois at Urbana-Champaign