Federação da Construção Civil (espólio), 1914-1932

Por Paulo Guimarães

Printer-friendly Impressão | Email Us Contacte-nos sobre esta colecção

Visão geral da colecção ou fundo

Título: Federação da Construção Civil (espólio), 1914-1932

Datas Predominantes:1932

ID: F/FCC/F12

Entidade produtora: Federação da Construção Civil na Região do Sul, Colónias e Ilhas (1914-1932)

Dimensão: 2.0 Caixas

Organização:

A documentação proveniente das organizações sindicais da construção civil foi reunida no Núcleo Construção Civil e instalada em duas caixas (ver Inventário A.H.S., 1992).

A caixa 68 contém 2 livros de atas, 1 livro de presença manuscrito, 1 livro de contas manuscrito.

A caixa 69 contém  125 pastas com documentos manuscritos e dactiloscritos (correspondencia, etc); 3 conjuntos de documentos administrativos manuscritos (propostasde sócios e folhas de quotização); 1 cartão de fiscal e 1 conjunto de impressos de participação sobre horários; 1 conjunto de impressos administrativos; 9 espécies de impressos (de propaganda, informação, etc.) e 1 fragmento de A  Voz do Construtor; 1 conjunto de papel timbrado da Construção Civil de Belém; 1 maço de envelopes; 1 maço de cadernetas de sócio; 1 livro impresso de cobrança.

Data de incorporação: 00/00/1980

Línguas: Português

Resumo

Coleção de documentos pertencentes ao espólio da Federação da Construção Civil, que integra o Arquivo Histórico-Social. Reune documentação sobrevivente a sucessivas vagas repressivas proveniente da Associação de Classe da Construção Civil de Belém (livros de atas, contabilidade, relações de sócios, etc.), do Sindicato Único dos Operários da Indústria da Construção Civil de Lisboa e da Federação Nacional da Construção Civil - secção Federal de Propaganda do Norte (actas).

Âmbito e conteúdo

Documentação sobrevivente das organizações anarco-sindicalistas afectas aos grupos profissionais da construção civil que ilustra o funcionamento orgânico regular da organização sindicalista libertária, num sector onde a sua forte influência ideológica era forte. Inlcui livros de actas, de contabilidade e documentação avulsa.

Nota Histórica

A Federação da Construção Civil foi um dos principais bastiões da orientação anarco-sindicalista no seio da União Operária Nacional (UON) e posteriormente da Confederação Geral do Trabalho (CGT), aderida à Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT).

A Associação de Classe dos Operários da Construção Civil de Belém é um bom exemplo de precoce sindicalismo de indústria, integrando já os vários ofícios aí existentes (pedreiros, carpinteiros, serralheiros, canteiros, pintores, etc.).

Informação administrativa

Restrições de comunicação: Esta documentação é de acesso livre.

Restrições de comunicação: Documentação de uso livre em papel ou digital sem fins comerciais, desde que referida na sua fonte o uso limitado pelas normas internas da Biblioteca Nacional de Portugal, pela legislação aplicável à documentação de arquivo, direitos de autor e proteção de dados pessoais.

Nota de restrições sobre o acesso físico: Este fundo não tem restrições de acesso físico.

Nota técnica sobre o acesso: Este fundo não tem restrições de acesso técnico.

Fonte de aquisição: Movimento operário sindicalista português

Método de aquisição: Este conjunto documental foi depositado na BNP como parte integrante do AHS.

Nota sobre originais/cópias: Espólio integralmente digitalizado For more information please see http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/projecto/AHS_JPG/F_Organizacoes/F12%20Federacao%20da%20Construcao%20Civil/.

Citação: Portugal.Biblioteca Nacional/Arquivo Histórico-Social – espólio da Federação da Construção Civil.(BNP.61. cxs. 68,69)

Revisões a este registo: A cópia digital desta coleção foi organizada e descrita, no âmbito do projeto MOSCA (2010-2013)


Listagem de conteúdos de caixas e pastas


Sub-fundo FCC: Federação Nacional da Construção Civil de Portugal - secção de propaganda do Norte, 1922-1926
Desta federação foi incorporado no A.H.S apenas um livro de actas que documenta a sua vida interna entre 1922 e 1926
Cópia digital acessível em:: http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/projecto/AHS_JPG/F_Organizacoes/F12%20Federacao%20da%20Construcao%20Civil/F12%20Seccao%20de%20Propaganda%20do%20Norte/Actas/
Sub-fundo BEL: Federação da Construção Civil - secção de Belém, 1915-1926
A documentação da secção de belém inlcui livros de actas, de contabilidade, de inscrição de sócios e listas dos sócios presentes nas assembleias gerais..
Cópia digital acessível em:: http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/projecto/AHS_JPG/F_Organizacoes/F12%20Federacao%20da%20Construcao%20Civil/F12%20Seccao%20de%20Belem/
Sub-fundo SUOC: Sindicato Único dos Operários da Construção Civil de Lisboa, 1915-1926
Documentação avulsa manuscrita e impressa relativa à vida deste sindicato.
Cópia digital disponível em:: http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/projecto/AHS_JPG/F_Organizacoes/F12%20Federacao%20da%20Construcao%20Civil/F12%20Sindicato%20Unico%20dos%20Operarios%20da%20Construcao%20Civil%20de%20Lisboa/