Log In | Contact Us | View Cart (0 items)
Browse: Collections Digital Content Subjects Creators Record Groups

Presos e Solidariedade

Visão Geral

Resumo

Âmbito e Conteúdo

Nota Histórica

Informação Administrativa

Descrição Detalhada

Arquivo Libertário do Tarrafal

Biblioteca Angra do Heroísmo

Fotografias das deportações

Imprensa

Manifestos e propaganda em defesa dos presos políticos e sociais

Federação Portuguesa de Solidariedade para com os Presos Políticos e Perseguidos por Questões Sociais (secção de Belém)



Contact us about this collection

Presos e Solidariedade, 1936-1945 | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Por Paulo Guimarães

Printer-friendly Impressão | Email Us Contacte-nos sobre esta colecção

Visão geral da colecção ou fundo

Título: Presos e Solidariedade, 1936-1945Adicionar ao Seleccionador de Documentos.View associated digital content.

ID: F/PRS/106

Entidade produtora: Federação Portuguesa de Solidariedade a Presos e Perseguidos por Questões Sociais (1936-1945)

Dimensão: 2.0 Caixas

Organização: A organização deste núcleo no repositório digital obedeceu à sua proveniência sempre que foi possível estabelecer a sua organicidade. Acessóriamente foi organizada por critérios funcionais e tipológicos.

Data de incorporação: 00/00/1980

Línguas: Português

Resumo

Esta coleção reune documentos provenientes da Federação Portuguesa de Solidariedade a Presos e Perseguidos por Questões Sociais (secção de Belém) e de antigos presos políticos deportados e suas organizações na prisão como literatura, imprensa e produção intelectual.

Esta documentação foi doada ao AHS por Emídio Santana (1980) e foi sumariamente descrita no Inventário AHS, integrando o "Núcleo Presos e Solidariedade".

Âmbito e conteúdo

Esta documentação, relativa aos presos por questões sociais e às acções de solidariedade desenvolvidas no exterior para com eles e para com as vítimas do fascismo, desde os anos 20 a 50 do séc. XX, é de natureza muito muito diversa, manuscrita, dactilografada, policopiada e impressa. Inclui correspondência, registos, talões de contribuições, jornais de prisão, etc.

Esta coleção foi instalada nas caixas 109 e 110. A caixa 109 não foi digitalizada e contém 138 documentos originais (manuscritos e dactiloscritos). A caixa 110 contém 5 cadernos manuscritos (reflexões, textos politicos, etc.), jornais manuscritos e prisões (4 títulos), esquema de Organização Económica e Social, pasta com 1 conjunto de documentos administrativos manuscritos, pasta com 4 espécies de documentos administrativos impressos, 57 fotos e 1 negativo em vidro, pasta com 9 espécies impressas, selos de quotizações.

Nota Histórica

A brutal repressão estatal contra um movimento social de oposição, em Portugal levou à necessidade dos libertários criarem uma Federação Portuguesa de Solidariedade para com os Presos e Perseguidos por Questões Sociais, um Conselho Jurídico da Confederação Geral do Trabalho (CGT) encarregado sobretudo da defesa jurídica de militantes levados a tribunal e, enfim, um pelouro para a ‘solidariedade’ nas estruturas clandestinas dos anarquistas, para recolher fundos e ajudar os seus militantes presos. Estes, por sua vez, organizavam-se dentro das prisões, para melhor resistir à condições de detenção a que eram sujeitos, estimular a entreajuda e comunicar organizadamente com o exterior. Neste particular, é de destacar a acção da Organização Libertária Prisional no campo de concentração do Tarrafal (Cabo Verde), nos anos 30 e 40.

Informação administrativa

Restrições de comunicação: Esta documentação é de acesso livre.

Restrições de comunicação: Documentação de uso livre em papel ou digital sem fins comerciais, desde que referida na sua fonte o uso limitado pelas normas internas da Biblioteca Nacional de Portugal, pela legislação aplicável à documentação de arquivo, direitos de autor e proteção de dados pessoais.

Nota de restrições sobre o acesso físico: Este fundo pode ter restrições de acesso físico.

Nota técnica sobre o acesso: Este fundo pode ter restrições de acesso técnico.

Fonte de aquisição: Emídio Santana

Método de aquisição: Este conjunto documental foi depositado na BNP como parte integrante do AHS

Nota sobre originais/cópias: Espólio parcialmente digitalizado For more information please see http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/projecto/AHS_JPG/F_Organizacoes/F80_Presos_e_Solidariedade/.

Materiais relacionados: Colecção Mário Castelhano no AHS

Citação: Portugal.Biblioteca Nacional/Arquivo Histórico-Social – espólio de Presos e solidariedade.(BNP.61. cxs. 109,110)

Revisões a este registo: A cópia digital desta coleção foi organizada e descrita, no âmbito do projeto MOSCA (2010-2013)


Listagem de conteúdos de caixas e pastas


Listagem por Serie:

[Serie AT: Arquivo Libertário do Tarrafal, 1936-1945],
[Serie BA: Biblioteca Angra do Heroísmo],
[Serie FD: Fotografias das deportações, 1930-1940],
[Serie IM: Imprensa],
[Serie MA: Manifestos e propaganda em defesa dos presos políticos e sociais, 1930-1950],
[Sub-fundo FPSPS: Federação Portuguesa de Solidariedade para com os Presos Políticos e Perseguidos por Questões Sociais (secção de Belém), 1933-1945],
[All]

Serie IM: ImprensaAdicionar ao Seleccionador de Documentos.View associated digital content.
Inclui alguns títulos de imprensa (manuscrita) criada nas prisões pelos militantes anarquistas: A Dor (Trafaria) e o Brado Libertário (Angra do Heroísmo).
Disponível em:: http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/projecto/AHS_JPG/F_Organizacoes/F80_Presos_e_Solidariedade/Imprensa/



Page Generated in: 0.276 seconds (using 401 queries).
Using 11343480B of memory. (Peak of 11649712B.)

Powered by Archon Version 3.12
Copyright ©2010 The University of Illinois at Urbana-Champaign