Log In | Contact Us | View Cart (0 items)
Browse: Collections Digital Content Subjects Creators Record Groups

Colecção fotográfica do Arquivo Histórico Social

Visão Geral

Resumo

Âmbito e Conteúdo

Nota Histórica

Informação Administrativa

Descrição Detalhada

Retratos de Militantes

Grupos (militantes)

Locais e acontecimentos

Espaços e locais



Contact us about this collection

Colecção fotográfica do Arquivo Histórico Social, 1910-1985 | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Printer-friendly Impressão | Email Us Contacte-nos sobre esta colecção

Visão geral da colecção ou fundo

Título: Colecção fotográfica do Arquivo Histórico Social, 1910-1985Adicionar ao Seleccionador de Documentos.View associated digital content.

ID: M/Fot/001

Entidade produtora: Centro de Estudos Libertários (1976-...)

Dimensão: 3.0 Caixas

Organização: A colecção, originalmente designada por "secção fotos", encontra-se instalada nas caixas 117, 118 e 127 e foi apenas objecto de uma pré-organização temática.

Data de incorporação: 00/00/1990. More info below under Accruals.

Línguas: Português

Resumo

Esta colecção artifical reune fotografias (originais, reproduções e imagens impressas) de grupos, de militantes libertários (retratos) e de espaços associados à sua organização, sendo de destacar as sedes de antigos sindicatos profissionais.

Âmbito e conteúdo

Esta colecção foi descrita originalmente no Catálogo do Arquivo Histórico-Social (1991) na "Secção Fotos" (p.51) e reune imagens e fotografias, quase sempre sem indicação da sua proveniência. Compreende (caixa 117) fotografias e imagens impressas (19) de anarquistas estrangeiros provenientes da revista Sementeira; retratos de militantes do Porto (32), de Setúbal (27) e de outros locais (40); fotografias de grupos (44), de reportagens (7). Nessa caixa encontram-se também fotografias a P&B de sedes de sindicatos (99 sobre papel e 30 negativos) tiradas por J Freire no início dos anos '80 bem como 36 fotos e 30 negativos de reproduções de títulos de imprensa libertária.

Reuniu-se também nesta colecção as reproduções de fotografias (51) que integraram a exposição "100 anos de anarquismo em Portugal" (1987) (caixa 118).

A caixa 127 contém uma foto de pescadores de Setúbal e 1 reprodução.

Nota Histórica

O Centro de Estudos Libertários (CEL) foi criado em Lisboa no final da década de 70 por Emídio Santana e outros militantes anarco-sindicalistas e libertários com esse fim. Retomou a publicação do jornal “A Batalha”, desenvolveu actividades culturais e de debate sócio-político, e criou o Arquivo Histórico Social (AHS).

Informação administrativa

Accruals: Não foram realizadas adições posteriores a esta colecção

Restrições de comunicação: Esta colecção não tem restrições gerais de acesso.

Restrições de comunicação: Uso livre para fins não comerciais e sujeito às normas definidas pela Biblioteca Nacional de Portugal e a legislação em vigor aplicável.

Nota de restrições sobre o acesso físico: A natureza dos materiais pode impôr limitações ao acesso físico destas espécies.

Nota técnica sobre o acesso: Podem existir restrições técnicas de acesso, em especial para os negativos em vidro ou em película.

Fonte de aquisição: Centro de Estudos Libertários

Método de aquisição: Depósito; doação.

Nota sobre originais/cópias: Poderá haver na "secção fotos" imagens que não foram digitalizadas. For more information please see http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/projecto/AHS_JPG/M_Museu/01%20Fotografia/.


Listagem de conteúdos de caixas e pastas


Listagem por Serie:

[Serie RET: Retratos de Militantes],
[Serie GRU: Grupos (militantes), 1905-1990],
[Serie LOC: Locais e acontecimentos, 1900-1930],
[Serie ESP: Espaços e locais, c. 1975],
[All]

Serie GRU: Grupos (militantes), 1905-1990Adicionar ao Seleccionador de Documentos.View associated digital content.
Colecção de imagens de diferente proveniência relativas a grupos de militantes libertários. Muitas das fotos celebram conferências operárias ou encontros e actividades específicas da organização.
Disponível em:: http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/projecto/AHS_JPG/M_Museu/01%20Fotografia/Militantes%20anarquistas%20em%20grupos/



Page Generated in: 0.273 seconds (using 393 queries).
Using 11278480B of memory. (Peak of 11625824B.)

Powered by Archon Version 3.12
Copyright ©2010 The University of Illinois at Urbana-Champaign