Log In | Contact Us | View Cart (0 items)
Browse: Collections Digital Content Subjects Creators Record Groups

Santana, Emídio (espólio)

Visão Geral

Resumo

Âmbito e Conteúdo

Biographical Note

Informação Administrativa

Descrição Detalhada

Actividade pós-25 abril

ALAS - organograma

Anti-fascismo

Associação de inquilinos Lisbonense

Atentado a Salazar

Biografia

Cooperativismo

Correspondencia

Credenciais

Desenhos

Biblioteca

Diário da prisão

Jornais da prisão

Sindicalista

Sindicalista - tecnico - desenho

Textos

Textos de terceiros

Serie FOT



Contact us about this collection

Santana, Emídio (espólio) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Por Paulo Guimarães

Printer-friendly Impressão | Email Us Contacte-nos sobre esta colecção

Visão geral da colecção ou fundo

Título: Santana, Emídio (espólio)Adicionar ao Seleccionador de Documentos.View associated digital content.

ID: C/SE/CSE

Entidade produtora: Santana, Emídio (4 de Julho de 1906 — 16 de Outubro de 1988)

Dimensão: 15.0 Caixas

Organização: Esta documentação foi instalada em 15 caixas de arquivo.

Data de incorporação: 00/00/1990

Línguas: Português

Resumo

Vasto e rico espólio recolhido e organizado pelo Emídio Santana compreendendo documentos manuscritos, datilografados, policopiados, impressos e registos fotográficos, cobrindo matérias como organizações libertárias e sindicalistas, antifascismo, ação política pós-1974, Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL), o atentado a Salazar de 1937, elementos autobiográficos, cartões de identificação e credenciais, cooperativismo, correspondência, desenhos e fotografias, selos e carimbos, excertos digitalizados de livros, originais de obras publicadas pelo Emílio Santana, diários e jornais manuscritos de prisão, Sindicato do Técnicos de Desenho, e textos de Emídio Santana e de terceiros.

Âmbito e conteúdo

Esta colecção é composta de 15 caixas.

caixa. 13 contém: 14 escritos politicos de Emíílio Santana; 1 maço de escritos do Emídio Santana; 1 questionário; 1 original dactilografo do livro Memórias de um militante anarco-sindicalista

caixa. 14 contém: 1  pasta com o ficheiro e fichas (A a E) de gíria popular e das cadeias, elaboradas pelo Emílio Santana com documentos explicativos e conjunto de cartas anexas.

caixa 15 contém: 1 caixa continuação com fichas (F a Z).

caixa 16 contém: 1 maço de correspondência trocada entre o Emídio Santana e o padre Abel Varzim; 49 cartas do Emídio Santana (pré-catalogadas); 1 maço de correspondência vária.

caixa 17 contém: 2 maços de documentos relativos ao atentado a Salazar, incluindo manuscritos, recortes, e documentos administrativos do processo de julgamento.

caixa 18 contém: 1 caixa com documentos sobre cooperativismo, incluindo correspondência, escritos do Emídio Santana, recortes, publicações, etc.

caixa 19 contém: 1 caixa com documentos sobre questões do inquilinato e da habitação (Associação dos Inquilinos Lisbonenses) incluindo escritos de Emídio Santana, correspondência, recortes, etc.

caixa 20 contém: 1 maço de documentos relativos ao Sindicato dos Tecnicos de Desenho, incluindo escritos do Emídio Santana, correspondência, recortes,  etc.

caixa 21 contém: 1 maço de documentos vários coleccionados por Emídio Santana sobre o anti-fascismo em Portugal.

caixa 22 contém: 1 maço com documentação coleccionada por Emídio Santana relativa à actividade política e social depois de 1974, incluindo  publicações, panfletos, correspondência, recortes, etc.

caixa 23 o seu conteúdo é identico ao da caixa 22.

caixa 24  contém: 1 maço com documentos vários coleccionados por Emídio Santana relativos ao Movimento Anarquista actual.

caixa 25 contém: 1 maço com originais de vários  autores anarquistas seleccionados por Emídio Santana para publicação; 1 maço de reproduções de obras várias seleccionadas e consultadas por Emídio Santana para elaboração dos seus livros.

caixa 26 contém: 8 boletins; 1 livro; 1 maço de desenhos e outros documentos anexos; 3 fotos; 1 cartão de identidade; 1 colecção de Mafra Agrícola.

caixa 27 contém: 1 original do livro História de um atentado misto; 1 diário de prisão; 1 folha do esquema do atentado a Salazar; 1 manuscrito sobre «movimento socialista federalista»; 1 relatório de delegado da Federação da Juventude Socialista; 1 manuscrito Fala um moço acrata; 1 jornal de prisão O Momento, manuscrito; 3 cartões de identidade; 7 fotografias; 3 livros; 1 maço de recortes jornais: 1 exemplar do jornal A Batalha dedicado  a Emidio Santana.

Nota Biográfica

Natural e residente em Lisboa, Emídio Santana foi o mais conhecido e importante militante anarcossindicalista da geração que ainda conheceu o período da República. Inicialmente carpinteiro de moldes, Emídio Santana foi profissionalmente desenhador durante a maior parte da sua vida. Aderindo jovem à organização sindical dos metalúrgicos de Lisboa e às Juventudes Sindicalistas (de que foi secretário-geral, a seguir a Manuel Viegas Carrascalão), foi dirigente da Federação Mineira e Metalúrgica em 1931-32 e autor do plano do atentado contra Salazar de julho de 1937 pelo qual cumpriu 16 anos de cadeia na Penitenciária de Coimbra. Dedicou-se depois ao cooperativismo e à defesa do inquilinato urbano e em 1974 assumiu a direção do jornal “A Batalha”, na sua VI série, até à sua morte, sendo uma figura respeitada no novo regime democrático. Estave na base da criação do Centro de Estudos Libertários (CEL), em 1979, e na criação do Arquivo Histórico Social (AHS), com João Freire e outros militantes, depositado na Biblioteca Nacional (BN).

Informação administrativa

Restrições de comunicação: Esta documentação é de acesso livre.

Restrições de comunicação: Documentação de uso livre em papel ou digital sem fins comerciais, desde que referida na sua fonte o uso limitado pelas normas internas da Biblioteca Nacional de Portugal, pela legislação aplicável à documentação de arquivo, direitos de autor e proteção de dados pessoais.

Nota de restrições sobre o acesso físico: Este fundo não tem restrinções de acesso fisico.

Nota técnica sobre o acesso: Este fundo não tem restrinções de acesso técnico.

Fonte de aquisição: Lígia de Oliveira

Método de aquisição: Este conjunto documental foi depositado na BNP como parte integrante do AHS.

Informação sobre avaliação: No inventário AHS (1982), a coleção “Outros militantes” compreende 15 caixa(s)

Nota sobre originais/cópias: Espólio integralmente digitalizado. For more information please see http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/projecto/AHS_JPG/C_Militantes/CSE%20Emidio%20Santana/.

Citação: Portugal. Biblioteca Nacional/Arquivo Histórico-Social-espólio de Emídio Santana.(BNP.61.cxs 13,14,15,16,17,18,19,20,21,22,23,24,25,26,27.

Revisões a este registo: A cópia digital desta colecção foi organizada e descrita, no âmbito do projecto MOSCA (2010-2013)


Listagem de conteúdos de caixas e pastas


Listagem por Serie:

[Serie APA: Actividade pós-25 abril],
[Serie ALAS: ALAS - organograma],
[Serie AF: Anti-fascismo],
[Serie AIL: Associação de inquilinos Lisbonense],
[Serie AS: Atentado a Salazar],
[Serie BIO: Biografia],
[Serie COOP: Cooperativismo],
[Serie COR: Correspondencia],
[Serie CRE: Credenciais],
[Serie DES: Desenhos],
[Serie BIB: Biblioteca],
[Serie DP: Diário da prisão],
[Serie JP: Jornais da prisão],
[Serie SIN: Sindicalista],
[Serie STD: Sindicalista - tecnico - desenho],
[Serie TXT: Textos],
[Serie TXTT: Textos de terceiros],
[Serie FOT],
[All]

Serie TXTT: Textos de terceirosAdicionar ao Seleccionador de Documentos.View associated digital content.
Acessivel em:: http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/projecto/AHS_JPG/C_Militantes/CSE%20Emidio%20Santana/Textos%20de%20terceiros/



Page Generated in: 0.325 seconds (using 435 queries).
Using 11651256B of memory. (Peak of 12698144B.)

Powered by Archon Version 3.12
Copyright ©2010 The University of Illinois at Urbana-Champaign