Log In | Contact Us | View Cart (0 items)
Browse: Collections Digital Content Subjects Creators Record Groups

Adriano Inácio Botelho (espólio)

Visão Geral

Resumo

Âmbito e Conteúdo

Biographical Note

Informação Administrativa

Descrição Detalhada

Desenhos

Textos

Correspondência

Documentos Pessoais

Contact us about this collection

Adriano Inácio Botelho (espólio), s.d | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Por Paulo Guimarães

Printer-friendly Impressão | Email Us Contacte-nos sobre esta colecção

Visão geral da colecção ou fundo

Título: Adriano Inácio Botelho (espólio), s.dAdicionar ao Seleccionador de Documentos.View associated digital content.

Datas Predominantes:s.d

ID: C/BA/CBA

Entidade produtora: Botelho, Adriano (1892-1982)

Dimensão: 4.0 Caixas

Organização:

Esta documentação foi instalada em 5 caixas de arquivo (caixas 3 a 7). O núcleo de Adriano Botelho é composto por 199 documentos políticos e memoriais escritos, traduzidos, adaptados ou compilados pelo autor.

Na caixa 6: duas pastas contêm o mesmo tipo de documentos; 1 maço contém 40 pastas de documentos elaborados pelo autor e compilados por J. Freire e Carlos Abreu para o livro Memória e Ideário, Angra do Heroísmo,1989; 3 pacotes de documentos contêm escritos autobiográficos, documentos escolares e opiniões sobre  o livro do A.; 1 maço de documentos do autor entregues por E. Rodrigue; 1 questionário.

Na caixa 7: 1 pasta com documentos diversos,1 pasta com documentos relativos a Aurélio Quintanilha. 1 maço de recortes coleccionados por Adriano Botelho. 8 fotos. 1 negativo fotográfico.

Data de incorporação: 00/00/1980. More info below under Accruals.

Línguas: Português

Resumo

Colecção de documentos pertencente ao espólio de Adriano Botelho, anarquista e militante confederal, que integra o a Arquivo Histórico Social (ver inventário A.H.S.). Este espólio é maioritariamente constituído por documentos políticos e memorialistas produzidos por este militante.

Coleção composta de: 1 maço que contém 40 pastas de documentos elaborados por A.Botelho e compilados por J. Freire e Carlos Abreu para o livro Memória e Ideário, Angra do Heroísmo,1989; 3 pacotes de documentos contêm escritos autobiográficos, documentos escolares e opiniões sobre  o livro de A. Botelho.; 1 maço de documentos deA. Botelho entregues por E. Rodrigue; 1 questionário; 1 pasta com documentos diversos,1 pasta com documentos relativos a Aurélio Quintanilha. 1 maço de recortes coleccionados por Adriano Botelho, 8 fotos. 1 negativo fotográfico.

Âmbito e conteúdo

Esta coleção é composta de: 1 maço que contém 40 pastas de documentos elaborados por A. Botelho e compilados por J. Freire e Carlos Abreu para o livro Memória e Ideário, Angra do Heroísmo,1989; 3 pacotes de documentos contêm escritos autobiográficos, documentos escolares e opiniões sobre  o livro de A. Botelho, 1 maço de documentos de A. Botelho entregues por E. Rodrigues; 1 questionário; 1 pasta com documentos diversos,1 pasta com documentos relativos a Aurélio Quintanilha. 1 maço de recortes colecionados por A. Botelho, 8 fotos, 1 negativo fotográfico.

Nota Biográfica

Adriano Inácio Botelho nasceu a 12 de Setembro de 1892, na Ilha Terceira, Açores. Mais tarde veio para o continente português e em 1911 entrava na Universidade de Coimbra. E foi também por essa época que tomou contacto com os anarquistas e suas ideias tais como António José de Ávila, Neno Vasco e Aurélio Quintanilha, entre outros.Desde então, transformou-se num dos mais eficientes colaboradores da imprensa anarquista, anarco-sindicalista e da C.G.T. a cujo Comité Confederal pertenceu por longos anos.

Pertenceu a um dos mais produtivos grupos anarquistas, O Semeador, e colaborou de uma forma decisiva para que esta obra se tornasse uma realidade.

Informação administrativa

Accruals: A caixa 6 contém um maço de documentos entregues por Edgar Rodrigues relativos a este militante confederal.

Restrições de comunicação: Esta documentação é de acesso livre.

Restrições de comunicação: Documentação de acesso livre para fins não comerciais e sujeita à legislação aplicável em vigor.

Fonte de aquisição: Adriano Inácio Botelho

Método de aquisição: Este conjunto documental foi depositado na BNP como parte integrante do AHS.

Informação sobre avaliação: Não foram realizadas acções de avaliação.

Nota sobre originais/cópias: Este espólio foi integralmente digitalizado pelo projecto Mosca. For more information please see http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/projecto/AHS_JPG/C_Militantes/CBA%20Adriano%20Botelho/.

Citação: Portugal. Biblioteca Nacional/Arquivo Histórico- Social- Espólio de Adriano Botelho (BNP.N61, Cx 7,30,53

Revisões a este registo:

Neste arquivo digital, o núcleo “Outros militantes” foi reorganizado de acordo com a sua proveniência. Manteve-se, porém, o arranjo anterior da documentação na sua forma física.

A cópia digital desta colecção foi organizada e descrita no âmbito do projecto MOSCA ( 2010-2013)

Listagem de conteúdos de caixas e pastas

Listagem por Serie:

[Serie DAB: Desenhos],
[Serie FOT: Fotografias],
[Serie TEX: Textos],
[Serie COR: Correspondência],
[Serie DOC: Documentos Pessoais],
[All]

Serie FOT: FotografiasAdicionar ao Seleccionador de Documentos.View associated digital content.
Acessivel em:: http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/projecto/AHS_JPG/C_Militantes/CBA%20Adriano%20Botelho/Fotografias/