Log In | Contact Us | View Cart (0 items)
Browse: Collections Digital Content Subjects Creators Record Groups

José Francisco (espólio)

Visão Geral

Resumo

Âmbito e Conteúdo

Biographical Note

Informação Administrativa

Descrição Detalhada

Militantes_pos_1974

Correspondência

Cooperativismo

Fotografia

Sindicato da Marinha Mercante

Textos



Contact us about this collection

José Francisco (espólio), s.d | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Por Paulo Guimarães

Printer-friendly Impressão | Email Us Contacte-nos sobre esta colecção

Visão geral da colecção ou fundo

Título: José Francisco (espólio), s.dAdicionar ao Seleccionador de Documentos.View associated digital content.

Datas Predominantes:s.d

ID: C/CFJ

Entidade produtora: Francisco, José (1899-1990)

Dimensão: 2.0 Caixas

Organização: Esta documentação foi instalada em 2 caixas de arquivo na BNP N61.

Data de incorporação: 00/00/1987

Línguas: Português

Resumo

Colecção composta por documentação do arquivo pessoal de José Francisco, consistindo em correspondência, autógrafa e sobretudo datilografada, fotografias, publicações, originais de textos por si publicados, etc.

Âmbito e conteúdo

Esta coleção é composta de 2 caixas.

A caixa 38 contém: 1 maço de originais dactiloscritos dos livros de memórias de José Francisco; 19 pastas com artigos e outros textos políticos de José Francisco (pré-catalogados).

A caixa 39 contém: 1 diploma de sócio da Associação Inquilinos Lisbonenses; 1 pasta com artigos e outros textos políticos e literários de José Francisco (sem pré-catalogação); 1 pasta com cartas de José Francisco; 1 pasta com cartas para José Francisco; 1 pasta com documentação sobre cooperativismo organizada por José Francisco; 1 pasta com documentos relativos à actividade pró-Sindical de José Francisco (marinha mercante); 1 pasta com documentos vários colecionados por José Francisco; 1 questionário; 4 fotos.

Nota Biográfica

José Francisco,  é natural de Unhais da Serra mas viveu quase toda a sua vida em Lisboa, trabalhando inicialmente como descarregador portuário, depois fogueiro a bordo e finalmente como empregado administrativo da Caixa de Previdência da marinha mercante. Aderiu cedo aos sindicatos e à orientação sindicalista-revolucionária da Confederação Geral do Trabalho (CGT). Depois da tentativa de greve geral revolucionária de 18 de janeiro de 1934 foi preso e cumpriu 2 anos de cárcere em Peniche. Nos tempos do Estado Novo foi sócio e animador de várias associações populares e cooperativas. Depois de 1974, integrou o grupo Fanal, exclusivamente composto por velhos anarquistas da zona de Belém-Ajuda e foi sócio da cooperativa Editora Sementeira, que lhe publicou 4 pequenos volumes memoriais, a expensas suas.Nasceu em 1891 e faleceu em plena juventude, com 26 anos de idade, Em 1910 apareceu nas reuniões dos sapateiros e desde logo se revelou um inteligente observador da desigualdade mostrando-se então disposto a dar tudo o que possuía, em prol da emancipação da sua classe, bem como de todos os trabalhadores. Integra-se a fundo no sindicalismo revolucionário e propõe-se acelerar a sua marcha. Apologista da acção directa, não aceitava os obstáculos interpostos à sua marcha, pela burguesia. Esta disposição fez com que se lhe confiassem diversos cargos que sempre desempenhou com inteligência e acerto. Representou no Conselho da União Operária Nacional, dos Operários Fabricantes de Calçado de Lamego e, na Conferência Inter-Sindical, representou os Manufactores de Calçado do Porto. Chegou, também, a fazer parte da Comissão Administrativa da O.U.N., Zona Norte, e coube-Ihe o mérito de ser um dos organizadores da Escola e Biblioteca do Monte Peçlral. Foi um expoente do anarco-sindicalismo no seu curto tempo de vida.

Informação administrativa

Restrições de comunicação: Esta documentação é de acesso livre.

Restrições de comunicação: Documentação de uso livre em papel ou digital sem fins comerciais, desde que referida na sua fonte o uso limitado pelas normas internas da Biblioteca Nacional de Portugal, pela legislação aplicável à documentação de arquivo, direitos de autor e proteção de dados pessoais.

Nota de restrições sobre o acesso físico: Este fundo não tem restrições de acesso físico.

Nota técnica sobre o acesso: Este fundo não tem restrições de acesso técnico.

Fonte de aquisição: José Francisco

Método de aquisição: Este conjunto documental foi depositado na BNP como parte integrante do AHS.

Informação sobre avaliação: No inventário AHS (1982), a coleção “Outros militantes” compreende 2 caixa(s)

Nota sobre originais/cópias: Espólio integralmente digitalizado For more information please see http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/projecto/AHS_JPG/C_Militantes/CFJ%20Jose%20Francisco/.

Citação: Portugal.Biblioteca Nacional/Arquivo Histórico-Social – espólio de José Francisco.(BNP.61. cxs. 38,39)

Revisões a este registo:

Neste arquivo digital, o núcleo “Outros militantes” foi reorganizado de acordo com a sua proveniência. Manteve-se, porém, o arranjo anterior da documentação na sua forma física.

A cópia digital desta coleção foi organizada e descrita, no âmbito do projeto MOSCA (2010-2013)


Listagem de conteúdos de caixas e pastas


Listagem por Documento:

[Documento MIL: Militantes_pos_1974],
[Serie COR: Correspondência],
[Serie COO: Cooperativismo],
[Serie FOT: Fotografia],
[Serie SMM: Sindicato da Marinha Mercante],
[Serie TEX: Textos],
[All]

Serie COR: CorrespondênciaAdicionar ao Seleccionador de Documentos.View associated digital content.
Acessível em:: http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/projecto/AHS_JPG/C_Militantes/CFJ%20Jose%20Francisco/CFJ_CC_Correspondencia/



Page Generated in: 0.259 seconds (using 394 queries).
Using 11299784B of memory. (Peak of 11595136B.)

Powered by Archon Version 3.12
Copyright ©2010 The University of Illinois at Urbana-Champaign