Log In | Contacte-nos | Seleccionar Documentos (0 itens)
Navegar por: Colecções Conteúdos Digitais Assuntos Produtores Classificação

Aurélio Quintanilha (1892-1987) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Aurélio Quintanilha (1892-1987)


Nota Biográfica:

Nasceu em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, no ano de 1892 e faleceu em Lisboa em 1987. Chegou a Coimbra para se matricular na Universidade e estudar medicina no ano lectivo de 1910/1911. Participou na Juventude sindicalista e no Congresso do Livre Pensamento, em Lisboa (1913). A sua companheira, Suzana, fez a distribuição de um manifesto assinado pelos presos sindicalistas denunciando aos Congressistas as violências policiais do Governo Afonso Costa.

Nessa época, Neno Vasco regia em casa de Quintanilha um curso de italiano, pelo método Berlitz, a que assistia também Adriano Botelho. Os alunos eram Maria Amélia Caldas, Suzana Quintanilha, Sobral de Campos, Aurélio Quintanilha e António Ma­naças .

Foi nesta oportunidade que Adriano Botelho, por insistência de Quintanilha, principiou a escrever e conheceu Aurora Moscoso, cunhada de Neno Vasco, com quem veio a casar.

Pouco depois Aurélio Quintanilha foi preso em Viana do Castelo. Esta prisão fora ordenada pelo escritor Bourbon e Meneses, polícia a soldo dos democratas e mais tarde socialista. No ano seguinte, (1915), Aurélio Quintanilha representou as Juventudes Sindi­calistas no Congresso do Ferrol, que a polícia espanhola dispersou, prendendo e colo­cando na fronteira os Congressistas.

Faziam parte dos seus amigos os anarquistas António José de Ávila, Neno Vasco, Miguel Córdoba, Pinto Quartin, e os jovens sindicalistas Manuel de Figueiredo, Álvaro Franco, Esteves Tavares, Queiroz, Virgílio Valverde, Magalhães, Abel Lemos e outros, alguns dos quais tomaram rumos diferentes dos seus, mais tarde.

Colaborou em A Batalha e noutros jornais libertários.

Esteve exilado por questões ideológicas, em França, e mais tarde formou-se em ciências onde se distinguiu e nasceu o sábio.

Distinguido com o Prémio Artur Malheiro em 1943 por trabalho sobre ciências naturais; em 1958, o jornal República classificou Aurélio Quintanilha como "Cientista eminente" um dos maiores sábios portugueses com projecção inter­nacional".

Em 1958, no Congresso Internacional de Genética de Montreal, "expôs minucio­samente as suas críticas às discutidas teorias do Genecista soviético Lysenko".

Em 1975, em passagem por Lisboa, participou de uma reunião anarquista na sede do Movimento Libertário Português, onde reviveu a mocidade e encontrou velhos companheiros.

Aos 87 anos de idade retoma o seu lugar de professor na Universidade de Lourenço Marques, (Maputo), a partir de 1975.

Fontes:

E. Rodrigues (1982), A Oposição Libertária em Portugal 1939-1974, Lisboa, Sementeira.

Aurélio Quintanilha, Wikipedia (PT) (extenso artigo biográfico)

Nota do Autor: E. Rodrigues (1982)






Page Generated in: 0.111 seconds (using 117 queries).
Using 9671520B of memory. (Peak of 9813688B.)

Powered by Archon Version 3.12
Copyright ©2010 The University of Illinois at Urbana-Champaign