Mendes, Manuel Silva (1876-1931) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Mendes, Manuel Silva (1876-1931)
Nome Completo: Manuel Silva Mendes

Nota Biográfica: Manuel da Silva Mendes (S. Miguel das Aves, 23 de Outubro de 1867 — Macau, 30 de Dezembro de 1931), filho de um tamanqueiro, interessa-se pelas doutrinas anarquistas enquanto estudante de Coimbra, definindo-se também como ateu. Ainda durante a Monarquia, colabora na imprensa regional, sendo de destacar O Porvir, O Minho e A Regeneração. Nos princípios do século XX, acaba por exilar-se em Macau, ficando fascinado pelo Taoismo. É considerado um dos intelectuais mais representativos da história de Macau no primeiro quartel do século XX. Espírito multifacetado, professor e reitor do Liceu de Macau, advogado, juiz, filósofo, político, sinólogo, escritor, presidente do Leal Senado, teve ainda tempo para se dedicar ao estudo da filosofia taoísta e para se embrenhar nos exigentes meandros da arte chinesa, como erudito e coleccionador.
Fontes:

Amadeu Gonçalves - "Manuel da Silva Mendes com Vila Nova de Famalicão e em Macau: entre o anarquismo e a filosofia oriental", Boletim Cultural, III série • nº 3/4, Câmara Municipal Vila Nova de Famalicão, pp.103-128.

Nota do Autor: wikipedia