Arnaldo Lopes da silva | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Arnaldo Lopes da silva

Nota Biográfica: Com uma passagem curta pelo movimento anarco-sindicalista, Arnaldo era irmão de sangue de Cristiano de Carvalho, filho de seu pai e de uma empregada. Por isso, enquanto Cristiano pôde estudar, este seu irmão "bastardo" só pôde aprender a profissão de sapateiro. Para ele a Universidade foi a "banca de sapateiro" que lhe abriu a mente para as ideias, no campo das quais acabou por se encontrar com Cristiano de Carvalho, quando se ficaram conhecendo mutuamente. Apesar do seu curto aprendizado na escola, Arnaldo Lopes da Silva impôs-se pela inteligência e pela cultura adquirida na escola da vida. Morreu na Areosa, exercendo a função de oficial de diligência no Tribunal da Relação do Porto.