António Augusto Quaresma (1905-1987) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: António Augusto Quaresma (1905-1987)

Nota Biográfica: Componente de uma prole de filhos, sobrinho do anarquista Zé Quaresma, trocou a escola pela oficina, na infância. Mas o facto de ser analfabeto não lhe tirou o entendimento de que a sociedade onde vivia era injusta, exploradora. Sabendo que seu tio era anarquista e que na sua loja se discutiam ideias, passou a frequentá-la. Pouco depois aprendia a ler e estudava com afinco anarquismo. Inteligente, não teve dificuldade em tornar-se um bom militante e, quando do 18 de Janeiro de 1934, foi preso em Setúbal e muito torturado, sofrendo já então o "suplício da estátua". E como os carrascos da P.I.D.E. achassem pouco o castigo pelas suas ideias libertárias, foi mandado para Lisboa e embarcado para a Fortaleza de S. João Baptista, nos Açores. Retornou cerca de 2 anos depois, mas continuou anarquista; é anarquista!
Fontes: E. Rodrigues (1982). A oposição Libertária em Portugal. 1939-1974.Lisboa.Sementeira.
Nota do Autor: E. Rodrigues (1982).