Oliveira, Eduardo Brás de | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Oliveira, Eduardo Brás de
Nome Completo: Eduardo Brás de Oliveira

Nota Biográfica: Nasceu em Setúbal e morreu em Bissau, capital da Guiné. Inteligente, foi guarda-livros de fábricas de conservas e pensava libertaria-mente sem hesitações. Conviveu com anarquistas como Álvaro Simões, Luís de Andrade, Jaime Rebelo e participou do Círculo de Conferências na Universidade Popular Portuguesa. Durante muito tempo lutou pela saída de um jornal em Setúbal que expressasse com clareza as ideias anarquistas. Anti-fascista, no decurso da ditadura envolvia-se constantemente em movimentos tendentes a derrubá-la. Por isso chegou a ser chamado a explicar o seu comportamento na polícia. Assim mesmo não se intimidou e continuou batalhando em nome das ideias que concebeu na juventude de uma forma toda especial, toda sua...
Fontes: E. Rodrigues (1982). A oposição Libertária em Portugal. 1939-1974.Lisboa.Sementeira.
Nota do Autor: E. Rodrigues (1982).