Campos, José Augusto de (1909-) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Campos, José Augusto de (1909-)
Nome Completo: José Augusto de Campos

Nota Biográfica: Nasceu no Porto, em 10 de Dezembro de 1909. Entrou na escola para fazer o curso primário e uma vez terminado, foi aprender com seu pai, Júlio de Campos, o ofício de sapateiro, o mais importante "dote" que os operários podiam dar aos seus filhos. Mas este não se limitou a aprender a profissão com o pai, aprendeu também com ele ideias de emancipação social e humanas. Daí a ingressar no sindicato da classe foi um pulo. Evoluindo sempre, foi fazer parte das Juventudes Sindicalistas exercendo ali várias tarefas libertárias. Ajudou a fundar e fez parte do grupo "Os Filhos do Visco", tornando-se amador de teatro social;interpretando papéis, trabalhando para angariar recursos financeiros para a manutenção da sua escola. Casado com a filha de um companheiro de ideias António Teixeira  chapeleiro, viu-a falecer e, um ano depois, morria ele, atacado pela doença dos trabalhadores: a tuberculose! A sua acção foi profícua e destacou-se durante a sua curta existência, como um idealista modesto e sincero.