Matias, João Humberto (1893-1976) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Matias, João Humberto (1893-1976)
Nome Completo: João Humberto Matias

Nota Biográfica: Nasceu a 16 de Julho de 1893 e faleceu a 6 de Dezembro de 1976, em Linda-a-Velha. Militante tegetista, natural de Faro, começou a trabalhar aos 11 anos de idade como aprendiz de estofador. Fazendo carreira nessa profissão, fê-lo também nas ideias que aprendeu na universidade da vida, chegando anos depois à Federação do Mobiliário. Imbuído de boa fé, chegou a tomar parte no movimento revolucionário do 5 de Outubro de 1910. Todavia a sua inclinação voltava-se para o sindicalismo revolucionário e para o anarquismo. Por isso as suas actividades como militante proletário, vêm desde a inauguração da Casa Sindical, na Rua Formosa, mais tarde Rua do Século, em 1912. Colaborou activamente com Alexandre Vieira, Bartolomeu Constantino, Manuel Joaquim de Sousa, Carlos Rates, Manuel Ribeiro, João Pedro dos Santos, Júlio Luís, Armando Martins, António Portela, elementos que com ele constituíram a comissão organizadora do Congresso da Covilhã, em 1921, congresso decisivo do anarco-sindicalismo, que marcou uma posição inconfundível de repúdio a Moscovo. Foi perseguido e preso durante o governo republicano apesar de ter lutado para sua implantação  e sofreu perseguições e prisões do governo fascista sob o comando de Carmona e Salazar. João Humberto Matias cometeu apenas "um pecado": levou consigo as recordações de uma luta que há-de continuar, o que aprendeu nos tempos heróicos da C.G.T., sem deixar uns breves apontamentos, para que a história registasse um passado vivido, presenciado e sentido por ele, como unidade dentro de um todo.