Freitas, Serafim (1897-1924) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Freitas, Serafim (1897-1924)
Nome Completo: Serafim Freitas

Nota Biográfica: Natural do Porto, onde nasceu, no ano de 1897, (?) o anarquista Serafim de Freitas faleceu em 1924, aos 27 anos de idade, minado pela tuberculose, em Lisboa, onde vivia em companhia de seu irmão Artur de Freitas, também anarquista. Foi um dos primeiros alunos do Centro e Biblioteca de Estudos Sociais, das Antas, onde recebeu, desde jovem, exemplos e ensinamentos libertários que o acompanharam até à morte. Anarquista exemplar, de fortes convicções, modesto, cooperador assíduo da propaganda libertária, nunca rejeitou tarefas nem mediu sacrifícios em prol de uma causa que lhe ensinou as primeiras letras, o alfabetizou e preparou para entrar na universidade da vida, com conhecimentos bastantes para ser um idealista e um homem bom. Atacado pela "doença dos pobres", (a tuberculose) sem recursos e sem assistência para além da solidariedade dos companheiros, abandonou a vida no vigor da mocidade, quando se revelavam todas as suas possibilidades e capacidade para dar ao anarquismo um pouco do muito que dele recebera. Em verdade, Serafim de Freitas fez-se adolescente e adulto no meio dos anarquistas, e tudo que deles recebeu ideias, educação, instrução, era obra do anarquismo...