Santos, Virgílio (-1921) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Santos, Virgílio (-1921)
Nome Completo: Virgílio Santos

Nota Biográfica: Professor primário, idealista, via na escola um veículo próprio para educar, instruir, consciencializar e ensinar a Verdade! Para esse mestre, o ensino tinha que ser franco, leal, um estimulador da solidariedade humana, digno de ser ensinado ao povo com lições sucessivas e com exemplos. E foi com esse objectivo que se colocou, com António Manaças e Canhão Júnior, na vanguarda do professorado primário, para que este se organizasse e defendesse os princípios da moderna pedagogia, erradicando o tradicionalismo e as hierarquias indignas de criar mentes sãs, carácteres rectos, abrir as portas da vida aos jovens qúe teriam de preparar um futuro verdade. Morreu em 4 de Julho de 1921.