Berneri, Camillo (1897-1937) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Berneri, Camillo (1897-1937)
Nome Secundários: Camillo de Lodi
Nome Completo: Camilo Berneri

Nota Biográfica: Camillo Berneri (também conhecido como Camillo de Lodi; 28 maio 1897, Lodi - 5 de maio de 1937, Barcelona ) foi um professor de filosofia, anarquista militante, propagandista e teórico italiano. Berneri, veterano da Primeira Guerra Mundial, professor de humanidades da Universidade de Florença, e um membro da Unione Anarchica Italiana, tinham-se oposto à tomada de seu país pelos fascistas, participando de resistência até 1926, quando ele foi forçado a refugiar-se na França, em seguida, Suíça, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e, finalmente na Holanda. Em todos esses países, Berneri era freqüentemente colocado sob prisão e, geralmente expulsos. Embora sob vigilância constante, mesmo assim ele escreveu sobre vários temas, na sua maioria artigos anticlericais e antifascistas.
Nota do Autor: Wikipedia