Benedy, José (1866-1951) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Benedy, José (1866-1951)
Nome Completo: José Benedy

Nota Biográfica: Nasceu a 5 de Agosto de 1866 e faleceu a 1 de Novembro de 1951. Filho de gente humilde, seguiu o Curso Industrial da Escola Rodrigues Sampaio e aprendeu a sua profissão de tipógrafo na velha oficina do Lalemant. Chegado à idade militar alistou-se na Armada. Num barco de guerra partiu para Moçambique, e, como era esquecido por natureza e avesso à rigidez da disciplina, ficou em Quelimane, embora o barco largasse para outras partes. Em África, exerceu diversos ofícios: aspirante de Alfândega, notário, escrivão de Direito, estudou a dirigibilidade dos balões, discutindo este assunto com. oficiais da Armada. Julgou, assim, ter feito o seu invento, e logo regressou a Lisboa, para apre Seu aparecimento foi no sindicato, começando por ler os jornais sindicalistas e anarquistas, de cuja leitura. tirou o sumo suficiente para distinguir ideias e traçar os rumos que pôs em prática mais tarde como dirigente sindical. Em 1931 e 1932 dirigiu o Sindicato Único dos Operários das Fábricas de Conservas de Setúbal, ao lado da 1.a secretária Luísa do Carmo Franco (Elias Adão), Manuel de Sousa e outros. Quando do movimento contra o desconto de 2% também lutou e teve de fugir para não ser preso. Mas José Bernardo foi caçado quando apareceu a 5.a edição clandestina de A Batalha entre 1936 e 1937, desta vez caindo nas garras da P.V .D.E.. Percorreu vários presídios e por fim foi mandado para o Tarrafal onde passou cerca de 6 anos. Regressou e ainda se reunia com Vivaldo Fagundes, Adriano Botelho e outros companheiros que vinham periodicamente a Setúbal.