Castro, Joaquim Pereira Pimenta de (1846-1918) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Castro, Joaquim Pereira Pimenta de (1846-1918)
Nome Completo: Joaquim Pereira Pimenta de Castro

Nota Biográfica: General Joaquim Pereira Pimenta de Castro (Pias, Monção, 5 de Novembro de 1846 — Lisboa, 14 de Maio de 1918) foi um oficial militar e político português. Foi um oficial militar de carreira, também graduado em Matemática pela Universidade de Coimbra. Em 1908 foi nomeado comandante da 3.ª Região Militar, no Porto. Após a proclamação da República a 5 de Outubro de 1910, foi ministro da Guerra, por apenas dois meses, em 1911, tendo-se demitido do cargo devido a uma das incursões monárquicas de Henrique de Paiva Couceiro. Como independente, foi escolhido pelo Presidente Manuel de Arriaga para ser presidente do Ministério (atual primeiro-ministro), que governaria sem o parlamento, onde o Partido Democrática, liderado por Afonso Costa tinha a maioria. O seu governo, com o apoio do Partido Republicano Evolucionista e da União Republicana, e também de facções militares conservadoras, ficou no poder de 28 de Janeiro a 14 de Maio de 1915. Foi retirado do poder por um movimento militar a 14 de Maio de 1915, com o apoio do Partido Democrático, que causou também a demissão do Presidente Manuel de Arriaga.
Nota do Autor: wikipedia