Macedo, António Augusto Ferreira de (1887-1959) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Macedo, António Augusto Ferreira de (1887-1959)
Nome Completo: António Augusto Ferreira de Macedo

Nota Biográfica: Licenciado em Ciências Matemáticas pela Universidade de Lisboa, é professor liceal e do ensino técnico e foi um dos fundadores da Universidade Popular Portuguesa (UPP) onde faz amizade com Bento de Jesus Caraça. Membro do “grupo da Biblioteca Nacional” (com Jaime Cortesão, António Sérgio, Raul Proença) é co-fundador da revista Seara Nova (1921) e funcionário superior da BN. Em Outubro de 1927 entra como assistente no Instituto Superior Técnico, acedendo ao lugar de catedrático em 1943. Ensina Matemáticas Gerais e participa no Movimento Matemático (ver nota 13 do cap. I) fazendo parte da Sociedade Portuguesa de Matemática. Pedagogo e divulgador, é um entusiasta, com Bento Caraça, do movimento cultural de massa da UPP, designadamente na luta pela modernização dos métodos de ensino e de formação de professores. Democrata, defensor do ensino livre, adere ao Movimento de Unidade Democrática (MUD) contra o regime, em 1945/46. O que lhe valerá ser incluído na purga política dos professores de Junho de 1947.