Log In | Contacte-nos | Seleccionar Documentos (0 itens)
Navegar por: Colecções Conteúdos Digitais Assuntos Produtores Classificação

Pessários anticonceptivos (objetos pessoais) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Título:
Pessários anticonceptivos (objetos pessoais)
Data:
c. 1940
Descrição:
Na viragem dos séculos XIX para XX a “questão da população” tem um impacto social significativo nas atitudes e orientações de grandes instituições (como a Igreja Católica), na legislação estatal, na restrita esfera da ciência e mesmo na opinião pública, publicada e discutida. O movimento “neomalthusiano”, muito articulado com o movimento social do operariado e com as preocupações socialistas e pacifistas (mas fazendo essencialmente apelo à responsabilidade individual), provindo sobretudo de Inglaterra, França e Holanda, irrompe então com sucesso, utilizando modos de ação inovadores nos países em vias de industrialização onde a “questão social” (grandes massas de trabalhadores, pobres e desqualificados, concentrados nos subúrbios urbanos) se coloca com premência. Na primeira metade do século XX, este movimento teve existência em Portugal, com uma primeira vaga vizinha da implantação da República, a que se seguiu uma reação agudizada pelas condições do pós-guerra, e com uma segunda onda mais ténue, nas difíceis condições dos anos 30 e 40, já marcada pelas manifestações do birth control americano (e as sensibilidades do individualismo contemporâneo), de onde se originaram as posteriores iniciativas do “planeamento familiar”.
Descrição Física:
Reprodução digital de 32 pessários anticoncetivos para uso feminino, em alumínio, mandados fabricar industrialmente pelo Grupo de Educação Sexual ‘Despertar’ em 1941.
Código:
PESANT
Repositório:
Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA
Em:
Produtores:
Assuntos:
Editor:
MOSCA
Contributor:
J. Freire, 2012
Direitos de Propriedade:
Uso livre para fins não comerciais e sujeito às normas definidas pela Biblioteca Nacional de Portugal e a legislação em vigor aplicável.
Língua Usada:
Ver Também:



Page Generated in: 0.165 seconds (using 234 queries).
Using 11335936B of memory. (Peak of 11535152B.)

Powered by Archon Version 3.12
Copyright ©2010 The University of Illinois at Urbana-Champaign