Log In | Contacte-nos | Seleccionar Documentos (0 itens)
Navegar por: Colecções Conteúdos Digitais Assuntos Produtores Classificação

Militantes presos na Fortaleza de Peniche pela sua ação no movimento do 18 de janeiro de 1934 (fotografia) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Grupo de Presos Políticos em Peniche
Grupo de Presos Políticos em Peniche (JPEG Image, 195.32 KB)
Download do Ficheiro Original

Pedir cópia de alta-resolução

Título:
Militantes presos na Fortaleza de Peniche pela sua ação no movimento do 18 de janeiro de 1934 (fotografia)
Data:
1934
Descrição:

José Francisco, fogueiro da marinha mercante e posteriormente empregado de escritório, e militante anarcossindicalista, aqui num grupo de presos políticos na fortaleza de Peniche.

Fotógrafo não identificado.

No verso: “Ao meu amigo (*) Joaquim Montes ofereço esta fotografia tirada no dia 25-12-1934 na Fortaleza de Peniche. (assina) José Bernardo”. (Nota de JF: Morto no Tarrafal). Adenda no verso, coluna à direita (autógrafo de JF): “Militantes presos em Peniche pela sua ação no 18 de janeiro de 1934. Ao centro [está] a mãe de José Francisco, 80 anos, de visita ao filho".

Alguns dos outros presos: Raposo, Vaz Rodrigues, Quaresma, Indeo (?) Martins, Barnabé, Le Pequeno (sic). Camponeses e trabalhadores de conservas, construção civil e marítimos. Estavam representadas todas as províncias de Portugal de Norte ao Sul”.

Texto datilografado de J. Francisco (?) em folha A4 que acompanha as fotos: “ Fortaleza de Peniche – 1936. Um dia de visita. Os presos que fazem parte desta foto, na sua maioria militantes cegetistas, cumprindo penas várias ou detidos sem culpa formada, após o 18 de janeiro de 1934, pertencem a todas as regiões de Portugal, desde o Algarve ao Norte do país e das mais variadas profissões: camponeses, conserveiros, construção civil, alfaiates, comércio, etc. Entre os que puderam ser identificados encontram-se: José Francisco, ao lado de sua mãe, que por unanimidade de todos resolveram que figurasse na foto, com os seus 83 anos de idade; Barnabé Fernandes, do Barreiro; José Quaresma, de Setúbal, Jorge Viancad R Raposo, da Juventude Libertária de Lisboa. António Inácio Martins, anarquista do Porto, José Bernardo, de Setúbal".

Esta fotografia foi conservada pelo próprio, e por ele entregue ao Arquivo Histórico-Social, criado pelo Centro de Estudos Libertários, reunido em Lisboa nos anos 1980-1987 e depositado na Biblioteca Nacional, o qual foi depois doado a esta instituição e posteriormente acrescentado de mais alguns espólios e doações.

Descrição Física:
P&B 9 x 14 cm.
Código:
FOT322
Repositório:
Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA
Em:
Produtores:
Assuntos:
Editor:
MOSCA
Contributor:
João Francisco
Direitos de Propriedade:
Uso livre para fins não comerciais e sujeito às normas definidas pela Biblioteca Nacional de Portugal e legislação em vigor aplicável.
Língua Usada:
Ver Também:



Page Generated in: 0.165 seconds (using 239 queries).
Using 11461768B of memory. (Peak of 11659088B.)

Powered by Archon Version 3.12
Copyright ©2010 The University of Illinois at Urbana-Champaign