Augusto Carlos Rodrigues (1881-1956) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Augusto Carlos Rodrigues (1881-1956)

Nota Biográfica: Nasceu em Lisboa em 1881, onde morreu a 4 de Abril de 1956. Foi, primeiro, empregado num escritório forense, e depois em escritórios comerciais, onde trabalhou até aos 74 anos. Desde jovem começou a interessar-se pelos problemas educativos e sociais, assistindo com muita assiduidade a conferências sobre questões pedagógicas ou ideais progressivos. Pertenceu à Associação dos Empregados de Escritório e tomou parte no Congresso de Coimbra de 1919, que criou a Confederação Geral do Trabalho. Foi delegado daquela Associação à União dos Sindicatos Operários de Lisboa e, durante alguns anos, trabalhou no Conselho Jurídico da C.G.T.. Fiel companheiro de José Carlos de Sousa no grupo anarquista "O Semeador", também actuou na Sociedade A Voz do Operário, na Liga da Acção Educativa e na Liga Abolicionista. Onde, porém, exerceu maior actividade — até ao esgotamento das suas forças — foi na Universidade Popular Portuguesa. Quando esta instituição, perante dificuldades várias, resolveu terminar os seus trabalhos e entregar os haveres à Voz do Operário, Augusto Carlos Rodrigues foi nomeado para a sua Comissão Liquidatária. Ao terminarem os trabalhos, esta Comissão aprovou por unanimidade um voto de louvor à inexcedível dedicação e carinho com que Augusto Carlos Rodrigues tinha servido à Universidade Popular na sua longa existência. Dotado de extrema bondade e, em certos casos, ingénuo como uma criança, foi algumas vezes ridicularizado e escarnecido por camaradas, que tinham o dever de muito o respeitar.
Nota do Autor: E. Rodrigues (1982).