António Francisco de Sousa | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: António Francisco de Sousa

Nota Biográfica: Sapateiro, nasceu em Azeitão, chegando a Setúbal muito jovem indo morar num rés-do-chão, no terreiro de Santo António. Ali montou a sua oficina, no n°s. 7 e 8, transformada em ponto de encontro dos anarquistas. Foi uma oficina-escola de anarquistas, principiando por sua filha, Laura de Sousa e seu neto Eliseu Reclus de Sousa. Algumas vezes a polícia bateu na sua oficina, não como freguesa, mas para prender libertários, impedi-los de reunir-se ao som do martelo batendo sola. Dispunha duma bem sortida biblioteca de obras libertárias que serviram para cultivar alguns dos frequentadores, dar-lhe um lastro ideológico, um estofo moral e humano exemplar. Muitos adversários políticos se rendiam diante da conduta do anarquista António Francisco de Sousa.
Fontes: E. Rodrigues (1982). A oposição Libertária em Portugal. 1939-1974.Lisboa.Sementeira.
Nota do Autor: E. Rodrigues (1982).