Bartolomeu Constantino (1868(?)-1916) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Bartolomeu Constantino (1868(?)-1916)

Nota Biográfica: Operário sapateiro, nasceu no Algarve em 1868 (?) e faleceu em Lisboa, no Beco da Ricarda, n.° 4, em 11 de Janeiro de 1916. Figura das mais controvertidas, Bartolomeu Constantino foi um extraor-dinário orador do anarquismo. Sempre que solicitado para falar em algum lugar, fechava a sua pequena banca de trabalho e seguia corajosamente sem a preocupação do que podia acontecer. Foi o promotor do Congresso anarquista de 1911, abrindo espaço às ideias libertárias e possibilitou logo em 1914 outro encontro acrata. Durante o governo de Afonso Costa viveu na Província onde lançou um jornal, com a ajuda da sua companheira Júlia Cruz. Também viveu algum tempo em Almada, mas para o seu espírito irrequieto, os lugares tornavam-se pequenos. Falando do transladamento dos seus restos mortais A Batalha de 5-10-1922, informa em 1.a página: "A Comissão pró-transladamento convida a C.G.T., U.S .0 ., Federações, Sindicatos, Juventudes Sindicalistas e Comunistas Libertários e grupos revolucionários". E concluía: "O itinerário é Loreto, Praça Luís de Camões, rua do Mundo, S. Pedro de Alcântara, Praça Rio de Janeiro, Escola Politécnica, Praça Brasil, rua Visconde de S. Ambrósio, rua Saraiva de Carvalho e Cemitério dos Prazeres".O proletariado e os anarquistas de Lisboa compareceram em massa a confirmar o apreço ao orador anarquista.
Fontes: E. Rodrigues (1982). A oposição Libertária em Portugal. 1939-1974.Lisboa.Sementeira.
Nota do Autor: E. Rodrigues (1982).