Caldeira, João (1870-1948) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Caldeira, João (1870-1948)
Nome Completo: João Caldeira

Nota Biográfica: Operário pedreiro, analfabeto, anarquista, João Caldeira nasceu em 1870. Foi subtraído à escola para começar a trabalhar, a ajudar no sustento da família. Não teve tempo para se alfabetizar e muito menos para aprender correctamente o português, mas conseguia falar com desembaraço, acerto e memorizar ideias. E, mais do que isso, aprendeu bem o seu ofício, tornou-se um exímio profissional e um activíssimo militante sindicalista. Desde o começo do século 20 principiou a militar, a participar em greves de grande envergadura e dedicou a sua vida a trabalhar e assistir às reuniões nas colectividades operárias. Não faltava às sessões solenes dos gráficos, onde era sempre convidado de honra. Como operário da construção civil, desempenhou tarefas relevantes, inclusivé a de representar a sua classe em sessões de propaganda promovidas por associações congéneres e nelas falava com acerto e desembaraço, chegando até a discursar nas inaugurações de escolas das associações operárias, ele que as não pudera frequentar. De fortes e seguras convicções anarco-sindicalistas, João Caldeira, o pedreiro analfabeto, foi capaz de superar a carência escolar graças ao seu enorme poder de memorização que desenvolveu como que para compensar o não saber ler. Já velho, impossibilitado para o trabalho e sem nenhum tipo de ajuda para além da dos seus companheiros mais jovens, acabou por se internar no Albergue dos Inválidos do Trabalho, que ele gracejando chamava de A.I.T. (Associação Internacional dos Trabalhadores). Faleceu em 1948, com 72 anos de idade.