Arrabal, Fernando (1932-) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Arrabal, Fernando (1932-)
Nome Completo: Fernando Arrabal

Nota Biográfica: Fernando Arrabal (Melilla, 11 de agosto de 1932), é um escritor, dramaturgo e cineasta espanhol. Vive na França desde 1955, segundo sua definição é um desterrado. Aprendeu a ler e escrever em Ciudad Rodrigo (recebeu o Prêmio nacional de superdotado aos 10 anos) e fez seus estudos universitários em Madrid. Na infância sofre com o desaparecimento misterioso de seu pai, condenado à morte pelo regime de Franco e foragido em 1941. Arrabal foi julgado e preso pelo regime franquista em 1967 devido ao engajamento político de sua obra. Durante seu encarceramento recebeu o apoio de inúmeros escritores da época, de François Mauriac à Arthur Miller, e uma declaração de Samuel Beckett ao tribunal pedindo sua absolvição: Se existe culpa, que ela seja analisada à luz do grande mérito de ontem e da grande promessa de amanhã e, portanto, perdoada. Que Fernando Arrabal seja entregue à sua própria pena. Após a morte do General Franco, ele foi incluído - ao lado de Carrillo, la Pasionaria, Líster e El Campesino- no grupo dos cinco espanhóis mais perigosos e impedido de retornar ao país. Anos mais tarde terá reconhecimento na Espanha com uma centena de distinções, dentre elas dois prêmios nacionais de teatro. Algumas peças obtiveram grande sucesso como é o caso de Carta de Amor, com María Jesús Valdés.
Nota do Autor: wikipedia