Nin, Andrés (1892-1937) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Nin, Andrés (1892-1937)
Nome Completo: Andreu Nin i Pérez

Nota Biográfica: Andreu Nin i Pérez (El Vendrell, Tarragona, 4 de Fevereiro de 1892 — Alcalá de Henares, Madrid, 20 de Junho de 1937) foi uma das personagens mais importantes do marxismo revolucionário na Península Ibérica da primeira metade do século XX. Apesar das suas modestas origens — filho de um sapateiro e de uma camponesa, conseguiu, mercê do esforço dos pais e da sua inteligência, chegar a converter-se em mestre-escola, sendo transferido para Barcelona, pouco antes da Primeira Guerra Mundial. Embora exercesse profissionalmente durante algum tempo, numa escola laica e libertária, logo passou a dedicar-se ao jornalismo e a política, além do seu labor como tradutor de obras russas para catalão e espanhol. Foi executado provavelmente entre os dias 21 de junho e 24 de julho de 1937, na rodovia que vai de Alcalá de Henares a Perales de Tajuña, perto de Madrid, como parte da ofensiva stalinista de eliminar as principais lideranças trotskistas mundiais. Seus assassinos foram (pseudonimo, seguido de nome): "Bom", "Xvied" (Alexander Orlov) y "Juzik" (José Escoy), agentes dos servicos secretos soviéticos (Maria Dolors Genovés em Operacao Nicolai, el asesinato de Andreu Nin).
Nota do Autor: wikipedia