Silva, Joaquim Moreira da | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Silva, Joaquim Moreira da
Nome Completo: Joaquim Moreira da Silva

Nota Biográfica:

Joaquim Moreira da Silva nasceu em 15 de Março de 1886, na freguesia de Vilar. Oitavo filho de uma família humilde, mal frequentou a escola. Aos 18 anos iniciou-se como aprendiz de carpinteiro no Porto. Foi um improvisador de versos que traduziam a sua visão duma sociedade injusta. Começava-se o trabalho às seis horas, em Janeiro. E p'ra se aprender a arte Inda se dava dinheiro! ...

Após a República abraça os ideiais anarco-sindicalistas e um vibrante comba­tente anti-clerical, "um pregador do anarquismo, em verso". (E. Rodrigues)

Frequentai o sindicato,

Propagando ideais belos;

Defendei as oito horas,

Acossai os "amarelos".

"Joaquim Moreira da Silva foi preso por lutar por melhores dias para todos e faleceu em 12 de Dezembro de 1960, deixando muitos trabalhos inéditos em prosa e verso e, publicados, 34 livrinhos, cada um um grito de guerra aos poderosos, um brado libertário". (E. Rodrigues)

Fontes: E. Rodrigues (1982), A Oposição Libertária em Portugal 1939-1974, Lisboa, Sementeira.