Rebelo, José Pequito (1892-1983) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Rebelo, José Pequito (1892-1983)
Nome Completo: José Adriano Pequito Rebelo

Nota Biográfica: José Adriano Pequito Rebelo (Gavião, 21 de Maio de 1892 — Lisboa, 22 de Janeiro de 1983), mais conhecido por Pequito Rebelo, foi um publicista e político português de inspiração monárquica que esteve ligado à fundação do Integralismo Lusitano e aos movimentos sociais e políticos que se desenvolveram na fase final de Primeira República Portuguesa. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra. Combateu na Flandres, como oficial de artilharia do Corpo Expedicionário Português organizado para participar na Primeira Guerra Mundial. Monárquico, fundador do Integralismo Lusitano. Participou na Revolta de Monsanto de 1919, tendo ficado gravemente ferido. Combateu, do lado nacionalista, na Guerra Civil de Espanha. Possuidor de enormes propriedades agrícolas, não se limitou a viver do rendimento das mesmas, tendo sido grande inovador.
Nota do Autor: wikipedia