Calafate, Caetano Vasques | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Calafate, Caetano Vasques
Nome Completo: Caetano Vasques Calafate

Nota Biográfica: Professor, escritor e jornalista português, Caetano Vasques Calafate nasceu a 12 de maio de 1890, na Póvoa de Varzim, no distrito do Porto. Concluiu os estudos secundários no Liceu D. Manuel II (atual Escola Secundária Rodrigues de Freitas), no Porto, e foi para Lisboa, onde frequentou o Curso Superior de Letras. Exerceu o magistério no Liceu da Póvoa de Varzim e no Instituto Comercial do Porto e foi presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Dedicou-se à defesa da classe piscatória e lançou uma forte campanha pela construção do porto de pesca da Póvoa de Varzim, concluído na década de 60, e pela construção da Casa dos Pescadores, que foi a primeira do país a ser edificada, em 1926. Colaborou com a imprensa, como com O Comércio da Póvoa e O Comércio do Porto e publicou algumas obras, tais como Moral e Religião (1920), Otimistas e Pessimistas (1949), A Vocação Colonizadora dos Portugueses (1961) e Verbo, Vigor e Acção (1966). Vasques Calafate faleceu a 4 de dezembro de 1963, na Póvoa de Varzim. A comunidade povoense ergueu-lhe um monumento do qual foi autor o seu filho e arquiteto Rui Calafate.
Fontes: Vasques Calafate. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-06-12]. Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$vasques-calafate>.
Nota do Autor: infopedia