Berthelot, Marcellin Pierre Eugéne | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Berthelot, Marcellin Pierre Eugéne
Nome Completo: Marcellin Pierre Eugéne Berthelot

Nota Biográfica: Marcellin (ou Marcelin) Pierre Eugène Berthelot (Paris, 25 de outubro de 1827 — Paris, 18 de março de 1907) foi um professor, químico e político francês. Filho de um médico, após estudar história e filosofia voltou-se à ciência. Em 1851 tornou-se membro do Collège de France como assistente de Antoine Jerome Balard, que foi seu mestre, e também inicou uma longa amizade com Ernest Renan. Em 1854, realizou sua tese de doutorado, Sur les combinaisons de la glycérine avec les acides, na qual descreveu uma série de pesquisas em continuação e ampliação do clássico trabalho de Michel Eugène Chevreul. Em 1859 foi designado professor de química orgânica na École Supérieure de Pharmacie. Em 1865 aceitou a nova cadeira de química orgânica, no Collège de France. Tornou-se membro da Académie Nationale de Médecine em 1863 e após dez anos entrou para Academia Francesa de Ciências, da qual tornou-se perpétuo secretário em 1889 em sucessão a Louis Pasteur. Foi apontado como inspetor geral de educação em 1876. Após sua eleição como senador, em 1881, continuou tendo ativo interesse nas questões da educação, especialmente pela interferência do serviço militar. Foi ministro da educação pública de René Goblet (1886-1887). Seu jubileu científico foi celebrado em Paris, em 1901. Morreu repentinamente, após a morte de sua esposa Sophie Niaudet (1837-1907), em Paris, e foi sepultado com ela no Panteão de Paris. Tiveram seis filhos.
Nota do Autor: wikipedia