Francisco, José (1899-1990) | Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA

Nome: Francisco, José (1899-1990)
Nome Completo: José Francisco

Nota Biográfica: José Francisco,  é natural de Unhais da Serra mas viveu quase toda a sua vida em Lisboa, trabalhando inicialmente como descarregador portuário, depois fogueiro a bordo e finalmente como empregado administrativo da Caixa de Previdência da marinha mercante. Aderiu cedo aos sindicatos e à orientação sindicalista-revolucionária da Confederação Geral do Trabalho (CGT). Depois da tentativa de greve geral revolucionária de 18 de janeiro de 1934 foi preso e cumpriu 2 anos de cárcere em Peniche. Nos tempos do Estado Novo foi sócio e animador de várias associações populares e cooperativas. Depois de 1974, integrou o grupo Fanal, exclusivamente composto por velhos anarquistas da zona de Belém-Ajuda e foi sócio da cooperativa Editora Sementeira, que lhe publicou 4 pequenos volumes memoriais, a expensas suas.Nasceu em 1891 e faleceu em plena juventude, com 26 anos de idade, Em 1910 apareceu nas reuniões dos sapateiros e desde logo se revelou um inteligente observador da desigualdade mostrando-se então disposto a dar tudo o que possuía, em prol da emancipação da sua classe, bem como de todos os trabalhadores. Integra-se a fundo no sindicalismo revolucionário e propõe-se acelerar a sua marcha. Apologista da acção directa, não aceitava os obstáculos interpostos à sua marcha, pela burguesia. Esta disposição fez com que se lhe confiassem diversos cargos que sempre desempenhou com inteligência e acerto. Representou no Conselho da União Operária Nacional, dos Operários Fabricantes de Calçado de Lamego e, na Conferência Inter-Sindical, representou os Manufactores de Calçado do Porto. Chegou, também, a fazer parte da Comissão Administrativa da O.U.N., Zona Norte, e coube-Ihe o mérito de ser um dos organizadores da Escola e Biblioteca do Monte Peçlral. Foi um expoente do anarco-sindicalismo no seu curto tempo de vida.