Projecto MOSCA

• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Seminários:

- Encontro Internacional de Encerramento do Projecto “Movimento social crítico e alternativo: memória e referências”

- Seminário Nacional sobre Arquivos da Memória dos Movimentos Sociais e Difusão Electrónica

Encontro Internacional de Encerramento do Projecto “Movimento social crítico e alternativo: memória e referências” (FCT nº: PTDC/CPJ-CPO/098500/2008)

FOTOGRAFIAS

15,00 H – Abertura do Encontro pela Directora-Geral da BNP, Dra. Inês Cordeiro

15,10 - Apresentação de resultados do projecto (coord. João Freire):
- O Sistema de Informação ‘MOSCA’, por Paulo Guimarães e Paulo Quaresma
- A “Biblioteca de Textos Livres”, por António Cândido Franco e Manuela Parreira da Silva
- Os Roteiros da Memória Urbana, por Mª Alexandre Lousada
- Comentários: Profªs. Doutoras Inês Amorim e Luísa Tiago de Oliveira

16,00 – Perspectivas internacionais de cooperação entre arquivos digitais (coord. Paulo Guimarães):
- Edson Passetti, da Universidade Católica de S. Paulo, “Arquivos brasileiros da memória operária e do anarquismo” (PDF)
- Marien van der Heijden, do Instituto Internacional de História Social, de Amesterdão, “Bringing Social History Online: Experiences and projects of the IISH, Amsterdam, and the International Association of Labour History Institutions”
- Debate

17,00 - Lançamento do livro “Greve de Ventres!”, com a presença dos organizadores João Freire e Mª Alexandre Lousada, do editor e da comentadora Joana Pontes.

>SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE

>ARQUIVOS DA MEMÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DIFUSÃO ELECTRÓNICA

> EM 31 DE JANEIRO DE 2012 NO ISCTE-IUL

> 10,30H - Edifício II – Sala C103

> Objectivos:

1 – Primeira apresentação pública do sistema de informação de dados históricos ‘MOSCA’ (Movimento Social Crítico e Alternativo: memória e referências).

2 – Debate de questões técnicas, metodológicas e teóricas suscitadas pela organização de “arquivos operários” (e outros vizinhos) e o seu acesso e difusão por meios electrónicos, entre investigadores de ciências sociais e responsáveis dos referidos arquivos.

Estrutura do encontro e convidados:

10.30H - Abertura do seminário – J.Freire

- O sistema de informação ‘MOSCA’ – Paulo Guimarães (PDF)

- Características, condições e problemas informáticos do ‘MOSCA’ – Paulo Quaresma

- A BNP e o alojamento do ‘MOSCA’ – Mª Inês Cordeiro (SubDirectora-Geral BNP) (PDF)

- Aspectos particulares do ‘MOSCA’ – MªAlexandre Lousada, Manuela Parreira, J.Freire

13.00H – Suspensão dos trabalhos

14.30H – Recomeço dos trabalhos

- Protecção de direitos e divulgação de arquivos – Helena Patrício (PDF)

- O arquivo histórico do ICS-UL – Rita Almeida de Carvalho

- O movimento anarco-sindicalista e os seus rastos memoriais – Joana Dias Pereira

- O arquivo das classes trabalhadoras do Porto – Bruno Monteiro (PDF)