Projecto MOSCA

• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Resumo

O sistema de informação de arquivo MOSCA:SIA descreve as colecções documentais e os espólios de antigos militantes sindicalistas revolucionários e de libertários que integram o Arquivo-Histórico Social (A.H.S.), o qual integra o Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea da Biblioteca Nacional de Portugal. O MOSCA:SIA compreende ainda alguns documentos seleccionados provenientes da Associação Cultural “A Vida” (A.C.A.V.) que documentam parcialmente a actividade dos libertários portugueses no período imediato ao 25 de Abril de 1974.

Âmbito e conteúdo

O catálogo fornece ao utilizador informação predominantemente sobre as colecções de documentos de antigas organizações sindicais e libertárias e sobre os espólios dos militantes sociais que integram o A.H.S. Trata-se de documentação de diverso tipo sobrevivente à várias vagas repressivas a que essas organizações e cidadãos estiveram sujeitos, principalmente a partir de 28 de Maio de 1926. Depois da malograda Revolução de Fevereiro de1927, a maioria dessas organizações foram ilegalizadas ou vigiadas de perto pelas autoridades ditatoriais, sendo ainda a repressão agravada no processo de institucionalização da organização corporativa do Estado que conduziu à extinção de muitas associações sindicais ou à sua conversão em sindicatos nacionais e casas do povo (de 1934 em diante), como organizações de inspiração fascista que, de forma autoritária, impunham a colaboração entre as classes tal como preconizada o Estatuto do Trabalho Nacional (1933).

O arco cronológico compreende documentação desde finais do século XIX até finais da década de 1970, mas recai predominantemente no período entre as duas guerras mundiais. As razias policiais às organizações operárias e meio século de repressão contribuíram para explicar a presença de escassa documentação de arquivo proveniente das antigas associações operárias.

Além de documentação de arquivo, o catálogo MOSCA descreve também as monografias, as publicações periódicas que formam a biblioteca A.H.S. e objectos museais (bandeiras, instrumentos de trabalho, armas, etc.). No conjunto, as colecções e os espólios A.H.S. descritos neste catálogo representa um volume de documentação instalada em 145 caixas de arquivo, 1562 monografias (livros ou brochuras) e 315 títulos de publicações periódicas.

A documentação específica de arquivo AHS foi digitalizada na sua quase totalidade, com a excepção do espólio de João Freire.

O MOSCA:SIIA permite aceder parcialmente às cópias das imagens dos documentos que foram associadas à descrição catalográfica.

Arquivo digital

Grupos de fundos ou colecções

No. ficheiros

Dimensão

Formatos públicos

Militantes

334 GB

JPG, WAVE, FLV

Organizações

257 GB

Fotografia e objectos museais

12,1 GB

Imprensa (títulos)

4,15 G

Textos livres: antologia

24 GB

Data: 21-01-2013

Colecções documentais

O MOSCA:SIA lista as colecções e os fundos que o integram, permitindo recuperar as suas descrições arquivísticas, a sua localização física bem como os objectos digitais e as ligações que lhes estão associados no sistema.

Múltiplas formas de recuperar a informação

O catálogo permite ao utilizador recuperar a informação disponível a partir de texto livre (pesquisar), ou de forma orientada, a partir das colecções e das entidades produtoras (produtores).

A pesquisa por índices de assuntos distingue as tipologias documentais existentes, nomes geográficos, datas, nomes e palavras-chave ideográficas.

O leitor pode ainda escolher ser orientado pelo quadro de classificação utilizado neste catálogo.

Para além de informação de arquivo e da biblioteca A.H.S., o utilizador pode consultar e aceder a uma selecção de imagens que foram associadas à descrição dos documentos existentes (conteúdos digitais).

Para além deste catálogo, o utilizador pode também obter cópias digitais dos instrumentos de pesquisa elaborados anteriormente, nomeadamente os Catálogos A.H.S. de 1981, 1983 e ao Inventário de 1991, em suporte papel.

Seleccionar documentos para leitura

À medida que pesquisa no catálogo, o leitor pode ir seleccionando a documentação que pretende ler em linha ou consultar fisicamente na BNP.

Essa informação fica disponível na área Documentos. A partir desta área, o leitor pode ler em linha os documentos que seleccionou na Estante (visualizador), desde que permita a instalação do software JAVA fornecido pelo sistema.

Informação adicional

O catálogo utiliza o Sistema de Informação de Arquivo Archon™ da Universidade do Illinois (E.U.A.).