Projecto MOSCA

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Movimento Social Crítico e Alternativo - Memória e Referências

 

 

Livros

Textos em livros e em revistas. Comunicações orais em encontros científicos

Teses 

 

 

Livros:

Freire, João; Lousada, M. Alexandra; orgs. (2013). - Greve de Ventres!. – Lisboa: Colibri.

Outros títulos serão anunciados até finais de Janeiro de 2013.

 

Textos em livros e em revistas. Comunicações orais em encontros científicos:

Freire, João (2011) - “A autonomia do associativismo, dos movimentos sociais e do ‘3º sector’ em Portugal”, comunicação apresentada ao colóquio Pensar a República: 1910-2010, Lisboa, FCSH-UNL, Primavera de 2011. – Texto no prelo para publicação em 2013, acessível em formato digital (PDF) em http://www.fcsh.unl.pt/scd/extra/pdf/wp_jf_2011.pdf.

Resumo: Neste texto, o autor procura ter em conta a evolução social ocorrida em Portugal no último século mas centra-se sobretudo sobre o período mais recente, depois do restabelecimento de um regime político democrático. Recorre a três planos de análise e de reflexão, sucessivamente sobre o funcionamento das associações sem fins lucrativos de livre criação dos cidadãos, sobre os principais movimentos sociais existentes na nossa contemporaneidade e, finalmente, sobre o „terceiro sector‟ da economia, conforme se prevê na Constituição da República, a que geralmente se dá o nome de economia social. Em todos estes momentos, procura-se averiguar o grau de autonomia e sustentação própria que estas entidades demonstram nas suas práticas continuadas de ação social. Esta parece-nos ser também uma maneira de investigar até que ponto a democracia formal existente no sistema político se transpõe para a sociedade civil e de que modo se articula e organiza essa translação, ao mesmo tempo que pode constituir um indicador da participação dos cidadãos em assuntos da sua vida coletiva.

 

Freire, João (2011) - “As fases da difusão do anarquismo em Portugal, 1900-1926: os acontecimentos, as conjunturas de acção e os contextos”, Encontro Regional de investigadores locais s/ Áreas Industriais e Comunidades Operárias, Lisboa, Outubro de 2011. – E-book no prelo em 2013.

Resumo: A progressiva conquista das associações de classe trabalhadoras pelo militantismo anarquista. A florescência cultural do anarquismo nos alvores do século XX. A importância das relações internacionais no movimento. A questão da República num regime monárquico agonizante. A nova conjuntura aberta em 1910 e a galvanização do sindicalismo revolucionário. A travagem, perante a repressão do novo regime e a guerra. O rearranque ofensivo do movimento anarco-sindicalista a partir de 1917. Os impasses ocorridos em 1923-26 e a queda do movimento.

 

Freire, João (2011) - "Os meios de difusão do anarquismo em Portugal no princípio do século XX" Encontro Regional de investigadores locais s/ Áreas Industriais e Comunidades Operárias, Porto, Novembro de 2011. - E-book no prelo em 2013.

Resumo: A imprensa jornalística. A propaganda presencial. A ‘propaganda pelo facto’. A actividade editorial. Sexualidade, procriação, emancipação da mulher, naturismo, comunidades. Anti-militarismo, pacifismo, mundialização. Anti-clericalismo. O fortalecimento da acção militante e as fissuras internas. As celebrações rituais. A solidariedade (defender os lutadores, alargar os apoios).

 

Freire, João (2011) “A agitação sindicalista e anarquista no início da República: Outubro de 1910-Janeiro de 1912”: comunicação no colóquio Outras Vozes na República – 1910-1926, Museu da PR, Figueira da Foz, 12-14 de Maio de 2011. - No prelo para publicação em 2013.

Resumo: O estado ascensional do movimento operário e do anarquismo militante nas vésperas da revolução republicana. A República e as primeiras reacções de afastamento e crítica. Da lei da greve aos operários mortos em Setúbal. A organização sindical em progresso. Os anarquistas agitam-se e discutem. Da luta dos trabalhadores rurais à greve geral. Impactos da repressão republicana.

 

Freire, João - “Alfredo Margarido: entre o marxismo, o anarquismo e o surrealismo”, in, Isabel Castro Henriques (comiss.cient.), Alfredo Margarido (1928-2010: Um pensador livre e crítico (Catálogo da Exposição), Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, 2012, p. 81-83.

Resumo: Ensaio interpretativo do posicionamento político de Alfredo Margarido numa perspectiva analítico que integra factores atitudinais e de cultura estética.

 

Freire, João; Guimarães, Paulo (2012) - “Syndicalism and anarchism in Portugal during the Interwar Period: struggles, dreams and ideological debate”, 9th European Social Science History Conference, Glasgow, 11-14 April 2012. - Submetido para publicação à revista inglesa Anarchist Studies.

Abstract: Since the 1970s, the Portuguese historiography of the labour movement has insisted on the ideological and organisational shortcomings of syndicalism and anarchism during the First Republic (1910-1926) and Military Dictatorship (1926-1933), recovering the Marxist critique of that period and overshadowing the action of ideological competition among social militants at that time. In this paper, we present the organisational trajectory, strategies and ideological debates taking place among Portuguese libertarians during the period of societal fascistisation. We conclude that after the end of the Spanish civil war, the changing international environment, efficient communist propaganda and anti-fascist strategy led to a growing isolation of libertarian ideals. In spite of that, there were proposals for a strategic and ideological renewal of the libertarian movement after the 1940s.

 

Guimarães, Paulo Eduardo (2013) – “A questão operária na I República: historiografia e memória”, Boletim Cultural, III  série • nº 6/7, Câmara Municipal Vila Nova de Famalicão, pp. 411-419.

 

Teses

Gomes, Sónia Piedade Apolinário Ribeiro (2012) - O Esperantismo em Portugal (1892 a 1972): origens, afirmação e repressão. Lisboa. - Tese de Mestrado em Museologia - Conteúdos Expositivos, pelo ISCTE-IUL sob orientação da doutora Maria Luísa Brandão Tiago de Oliveira.

Resumo: O surgimento e afirmação do esperantismo em Portugal é o tema desta dissertação, tendo-se delimitado o estudo ao período temporal entre 1892, ano da primeira publicação sobre a língua Esperanto em Portugal, e 1972, ano em que o Estado Novo permitiu a refundação da Associação Portuguesa de Esperanto. Organizado inicialmente nos centros urbanos de Lisboa e Porto, os primeiros cultores do Esperanto tinham origem numa pequena burguesia progressista, orientados por interesses comerciais, cosmopolitas e pacifistas. A partir do período da 1.ª Guerra Mundial o esperantismo estende-se ao operariado, que em grande medida o cultiva de forma politizada, o que trará a partir da década de 1930 uma resposta repressiva por parte da ditadura. Desta data até 1972 o esperantismo viverá décadas de ambígua e intermitente implantação, ora com liberdade e autonomia, ora com proibições e perseguições. A investigação pretendeu abranger duas dimensões. Primeiro, perceber em que medida o esperantismo português se compara com o movimento internacional, de génese europeia e por isso modelado pelas complexidades da história do século XX. Depois, sendo uma investigação enquadrada na área da Museologia procedeu-se, em paralelo com a reconstituição histórica, a um recenseamento de objectos passível de apresentar expositivamente o percurso do esperantismo português no período em análise.

 

Emídio, Marco (2012) - Construção de um arquivo digital para documentos do ”AHS - Arquivo Histórico Social” - sob orientação do Prof. Doutor Paulo Quaresma

Resumo:A presente dissertação pretende estudar a extracção de informação de documentos históricos, provenientes do Arquivo Histórico-Social (AHS), e construir um suporte digital para os mesmos ao abrigo do projecto de investigação científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).Para a extracção de informação dos documentos, aplicou-se a ferramenta Minorthird, que possibilita a extracção de entidades mencionadas dentro dos textos, para posterior avaliação de resultados, possibilitando a pesquisa de elementos chave nos textos introduzidos no arquivo digital.Na concepção do arquivo digital, utilizaram-se ferramentas como Archon, Joomla!.

Autor: J. Freire