Projecto MOSCA

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

 


 

As ferramentas para a emancipação: o Museu do Arquivo Histórico-Social

Esta exposição pretende dar a conhecer alguns artefactos que integram as colecções documentais doadas ao Arquivo Histórico-Social e que foram agrupadas no seu núcleo Iconográfico e Museológico (Inventário, 1991). Estes objectos museais documentam, prestam testemunho e de alguma forma falam-nos sobre os seus criadores, utilizadores ou usos em determinado contexto. E porque contêm estórias desta história, foram objeto duma estratégia integrada de descrição no MOSCA:SIA que procura devolver-lhes o seu contexto.

Descarregar apresentação em PDF

 

Autores: Paulo Guimarães; João Freire, 2013

 

 

 


Cem Anos de Anarquismo em Portugal: Uma produção do Arquivo Histórico-Social (I)

Documentário vídeo sobre a história do anarquismo em Portugal (1988)

Na primeira parte alguns militantes referem-se às suas memórias e actividades nos anos '20 e '30 no âmbito da luta sindical, do combate contra a ditadura e da educação sexual.

Registo vídeo-magnético em formato BETA, 14' 44''

 

 

 

 

Cem Anos de Anarquismo em Portugal: Uma produção do Arquivo Histórico-Social (II)

Na segunda parte deste documentário, refere-se a memória histórica, a repressão, os valores libertários e as características que o movimento assumiu após 1974. Conta com a participação de Carlos Fontes.

Registo vídeo-magnético em formato BETA, 14' 44''

 

 

 

 

 


Manifestação sindical: Portugal, anos ‘20

Filme. Espólio de Fernando Barros AHS

Tournée sindical ao Norte de Portugal
Filme s/ título c. 1922 (4 min.) com imagens em mau estado
Autor: Fernando de Barros
BNP/N61 AHS/Colecção Fernando de Barros.

 O filme parece mostrar uma tournée sindical ao Norte do país promovida pela C.G.T.  As primeiras imagens mostram um extenso grupo de pessoas que segue os sindicalistas. Estes, à frente, levam as bandeiras associativas. A legenda diz: “cortejo a caminho do sindicato da Construção Civil de Viana [do Castelo]”.  O filme mostra depois a chegada daquele grupo ao sindicato da construção civil [ de Viana?] (0:29). Segue-se depois a recepção que lhes fizeram os sindicatos de Braga (0:47). As imagens mostram depois a marcha “a caminho da sede sindical” (00:55) e a “chegada à sede sindical” (1:01), onde o “camarada Martim.. s.m. do Porto (…) uma janela da sede (…)” (1:12). As imagens detêm-se depois em mostrar “uma das ruas de Braga” (1:17), a “chegada a Guimarães” (1:19). Este grupo parece que se cruza com um “Grupo de excursionistas. Tirado na Penha…?” (1:26). As imagens mostram as pessoas a comer num pinhal. Segue-se o regresso de comboio (2:10) e a (3:54) chegada ao Porto (?).