Projecto MOSCA

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Sede da Associação de Classe dos Soldadores das Fábricas de Conserva, em Setúbal, na avenida Luísa Todi - fachada (fotografia) | Arquivo Histórico-Social

sede_soldadores_setubal
sede_soldadores_setubal (JPEG Image, 136.12 KB)
Download Original File

Request hi-res copy

Título:
Sede da Associação de Classe dos Soldadores das Fábricas de Conserva, em Setúbal, na avenida Luísa Todi - fachada (fotografia)
Data:
c.1977
Descrição:
Esta associação de classe ficava situada no centro da avenida principal da cidade e a imponência da sua fachada traduz o prestígio de um ofício em declínio desde finais do século XIX devido à maquinização. A fachada posterior, virada para o estuário, não exibia tanta dignidade. Foi objecto de uma intervenção que sinaliza a institucionalização autoritária dos sindicatos nacionais. O edifício ainda existe. Esta fotografia foi obtida por Jorge Quaresma, que a enviou a Edgar Rodrigues, então em vias de escrever uma história do movimento libertário, e por este foi entregue ao Arquivo Histórico-Social, criado pelo Centro de Estudos Libertários, reunido em Lisboa nos anos 1980-1987.
Descrição Física:
Foto: Rui Mousinho (amador de Setúbal).P&B  7 x 9 cm. Num. original: 12 (a vermelho no verso) e 40 (a lápis).
Código:
JF006
Repositório:
Arquivo Histórico-Social / Projecto MOSCA
Em:
Produtores:
Assuntos:
Editor:
MOSCA
Contributor:
João Freire
Direitos de Propriedade:
Uso livre para fins não comerciais e sujeito às normas definidas pela Biblioteca Nacional de Portugal e a legislação em vigor aplicável.
Língua Usada:
Ver Também: