Projecto MOSCA

• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Sistema de Informação MOSCA

SI/MOSCA

O Sistema de Informação MOSCA (SI/MOSCA) disponibiliza serviços e recursos informacionais para o conhecimento e estudo dos movimentos sociais críticos e alternativos situados historicamente no universo das propostas libertárias e do sindicalismo revolucionário.

O sistema comunica informação de arquivo, descreve recursos informacionais, disponibiliza objectos digitais autênticos e produtos documentais.

Informação sobre o SI/MOSCA e os projectos que lhe estão associados. Inclui informação sumária sobre os fundamentos e objectivos do projecto MOSCA (Rationalle), os seus resultados (Publicações), as informações sobre eventos e factos novos relevantes que envolvem este SI.

Arquivo & Biblioteca

Esquema idealizado de organização social acrata (pormenor), c.1940, Espólio Emídio Santana (BNP/AHS).

Informação sobre as colecções documentais associadas ao SI/MOSCA constituídas por espólios de militantes sociais, fundos de antigas organizações sindicais de base (sindicatos, associações de classe), intermédias (uniões e federações) e topo (U.O.N/C.G.T.), associações culturais, grupos acratas e outra documentação custodiada por antigos militantes. Esses espólios são constituídos maioritariamente por documentação de arquivo, livros, brochuras, fotografias, cartazes, panfletos e objectos museais associados ao movimento sindicalista revolucionário e ao movimento libertário português desde finais do século XIX ao século XXI.

O sistema descreve os acervos situados neste universo que se encontram depositados na Biblioteca Nacional de Portugal (Arquivo Histórico-Social), na Associação Cultural A Vida e no Centro de Estudos Libertários (Lisboa).

O sistema de recuperação de informação Arquivo & Biblioteca (SI/MOSCA:AB) permite recuperação essas descrições catalográficas, fornecendo cópias digitais autênticas seleccionadas a título ilustrativo e ligações para a cópia digital desses acervos.

Textos Livres

Fotografia de grupo com elementos do Núcleo cultural Ferreira de Castro - Rio Seco (BNP/AHS)

A Biblioteca Textos Livres é uma antologia de textos selecionados maioritariamente da biblioteca do Arquivo Histórico Social (depositado na BNP) que ilustra o ideário comum, as diversas temáticas e perspectivas doutrinárias, bem como as manifestações literárias que constituem uma referência neste universo. Os textos podem ser recuperados por autor, temas predominante (Anti-clericalismo, Anti-militarismo , Biografia, Cooperativismo, Doutrina, Educação, Juventude, Mulher, Neomalthusianismo, Poesia, Arte e Cultura, Presos políticos, Propaganda    , Revolução, Sindicalismo ou texto livre.

O catálogo da biblioteca AHS é disponibilizado pelo SI/MOSCA:AB.

Roteiros Urbanos

Edifício da sede da Associação de Classe dos Soldadores de Setúbal, na av. Luísa Todi, c. 1979, foto P&B (AHS/BNP)

Explora a espacialidade das sociabilidades, das organizações e dos eventos, disponibilizando informação sobre edifícios (sedes de sindicatos, grupos, etc.), muitos deles ainda hoje existentes e documentação associada.

Grupos & Militantes

Dicionário de militantes, grupos e organizações associado ao universo MOSCA no período 1890-1914. Resulta da digitalização por transcrição manual das fichas criadas por João Freire no início dos anos ‘80 no quadro dos seus trabalhos de doutoramento (espólio AHS/JF/Doutoramento). Foi revista e aumentada pelo autor.

“A velha discórdia”, cartaz c.1902, R. B. Pinheiro (AHS/BNP)

Exposições virtuais temáticas constituídas com material existente no SI/MOSCA.

Ferramentas, bandeiras, chaves, objectos… O Museu do Arquivo do Histórico-Social

por P. Guimarães

Gestão & Administração
Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de Évora
CITI - Centro de Inovação em Tecnologias de Informação
Universidade de Évora - Infraestrutura informática

Entidades cooperantes

Biblioteca Nacional de Portugal
Associação Cultural A Vida
Centro de Estudos Libertários

Outra informação

O SI/MOSCA é um produto informacional do Projecto Movimento social crítico e alternativo: memória e referências = Critical and alternative social mouvement: memory and referencies [FCT: PTDC/CPJ-CPO/098500/2008] coordenado por João Freire (CIES/ISCTE)

Programa de suporte

O SI/MOSCA usa o Sistema de Gestão de Conteúdos JOOMLA!

Brochura MOSCA/AHS

Contribua para a divulgação deste recurso. Descarregue aqui a brochura, imprima e distribua em PDF

Mosca no Facebook

Endereço https: www.facebook.com/mosca.projecto

Siga-nos no facebook e receba informações actualizadas.

Marca

MOSCA é o acrónimo de movimentos sociais críticos e alternativos e destaca a sua importância face à sobrevalorização que geralmente é dada às estratégias políticas.

Uma tampa de carica de refrigerante invoca a emergência finissecular (em Oitocentos) da sociedade de consumo de massa bem como as suas ligação à periferias mundiais: o disco de cortiça, responsável pelo aumento da produção e transformação da cortiça. Os operários corticeiros, disseminados pelo país, foram uma classe profissional que forneceu militantes e organizações que abraçaram os ideais de emancipação humana e de fraternidade.

Título e versão

Sistema de Informação MOSCA - versão 1.0

Paulo Guimarães

Local e data