Projecto MOSCA

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Dicionário Histórico de Militantes Sociais, Grupos Libertários e Sindicatos Operários

  

“O Dicionário Histórico de Militantes Sociais, Grupos Libertários e Sindicatos Operários é um produto documental autónomo que serve de apoio adicional ao utilizador do Sistema de Informação de Arquivo Mosca (MOSCA:SIA). Ele resultou da conversão dos ficheiros digitais em formato dbase II e da transcrição manual das fichas manuscritas existentes na Colecção João Freire. Estes materiais produzidos no âmbito dos seus trabalhos de doutoramento na década de 1980, foram mais tarde depositados no Arquivo Histórico-Social pelo sociólogo, estando disponíveis ao público.

O utilizador do MOSCA:SIA poderá ainda obter informação biográfica sobre militantes e organizações nas notas de história administrativa ou biográfica usadas na descrição de entidades produtoras e de fundos e coleções. Porém, a maior parte dos militantes, grupos ou associações aqui registados não se encontra nesse sistema de informação dado que não existe documentação de suporte integradas no AHS/MOSCA que o justifique.

Optou-se desta forma por manter este produto autonomizado, tratando-se de um trabalho que foi ainda objecto de revisão e de actualização pelo próprio autor.

Para uma análise sociológica de conjunto destes dados, veja-se João Carlos de Oliveira Moreira Freire – Ideologia, ofício e práticas sociais: o anarquismo e o operariado em Portugal. - Lisboa : [s.n.], 1988. - 2 v. (1o v. : 593 p. . - 2o v. : 630 p., [1] p.); 29 cm; Tese de doutoramento em Sociologia apresentada à Univ. Técnica de Lisboa. Esta tese foi parcialmente publicada com o título Anarquistas e operários: ideologia, ofício e práticas sociais (Porto : Afrontamento, D.L. 1992. - 439, [6] p. : il. ; 24 cm; col. Biblioteca das ciências do homem. Sociologia, epistemologia ; 13)

 

Como citar este dicionário:

João Freire (2012), Dicionário Histórico de Militantes Sociais, Grupos Libertários e Sindicatos Operários. – Documento digital disponível em http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/projecto"

 

 

Últimas Notícias

Encontro Internacional de Encerramento do Projecto
O projeto Mosca no Facebook
Seminário Nacional sobre Arquivos da Memória dos Movimentos Sociais e Difusão Electrónica - 31 de janeiro de 2012 no ISCTE-IUL